fbpx

Sistema RH Bahia atende a gestores e servidores a partir de 2 de janeiro

 

 

No próximo dia 2 de janeiro, todos os atos da vida funcional do servidor do estado passarão a ser acompanhados pelo portal RH Bahia. Acesso a serviços como folha de pagamento, marcação de férias, além de cursos e ascensão na carreira, tudo passa a ficar registrado online e acessível a qualquer hora, tanto para os gestores quanto para os 370 mil servidores ativos, inativos e pensionistas dos 417 municípios baianos. A expectativa é que com a utilização do novo sistema, desenvolvido por uma empresa alemã, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), economize cerca de R$ 90 milhões por ano, por meio da automatização de mais de 90% dos processos de Recursos Humanos.

 

O endereço do novo serviço é www.rhbahia.ba.gov.br. Segundo o superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone, o RH Bahia é um sistema integrado de gestão de pessoas. “O sistema faz a gestão desde a origem, do processo de dimensionamento de quadro de pessoal, passando pela admissão, por concurso público, e culminando na aposentadoria do servidor e na gestão inclusive dos pensionistas. É um sistema que vai controlar todos os processos do arco funcional da vida dos servidores públicos”.

 

Para Tambone, na medida em que se melhora a gestão do capital humano, o serviço prestado à sociedade é melhor e o gasto também é qualificado. “O servidor vai utilizar o sistema no seu dia a dia, vai acompanhar todos os processos relativos aos seus direitos e deveres, o seu histórico funcional, o desenvolvimento da sua carreira, cursos que poderá realizar, solicitar virtualmente certidões, licenças e movimentações internas, entre outros serviços. Enfim, toda a vida funcional estará acessível de forma online, integrada. Isso vai gerar agilidade e transparência muito grandes na visibilidade desses processos”.

 

O superintendente informa ainda que a partir do dia 2 de janeiro o RH Bahia estará efetivamente no ar, inicialmente nas coordenações de recursos humanos, e a partir do início de fevereiro, o servidor já terá acesso a um volume maior de informações que poderão ser acessadas diretamente no portal.

 

A secretária administrativa da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), Barbara Oliveira, está sendo capacitada para utilizar o portal. “Estou achando interessante, vai ajudar bastante, é simples, de fácil acesso e dá a oportunidade ao servidor de vivenciar a sua vida funcional. É fácil lançar as férias, achei muito prático. Alguns pedidos que demoravam de ser atendidos agora estão a um clique, e quando a resposta chega, ele manda uma mensagem avisando”. Texto e foto: Agecom Bahia.