fbpx

Mais de 1900 pacientes foram atendidos pela Regulação durante o ano novo

Fotos: Leonardo Rattes/Saude GovBa

Texto: Ascom/Sesab

Com um total superior a 1900 atendimentos contabilizados durante as festas de final de ano, a Central Estadual de Regulação (CER) trabalhou de forma eficiente, na avaliação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. “A rede funcionou bem e conseguimos regular esses pacientes para os hospitais”, afirmou o Secretário, acrescentando que está avaliando como aperfeiçoar ainda mais o funcionamento da Central de Regulação, para continuar reduzindo o número de pacientes acumulados ao longo dos anos.
Ainda de acordo com Vilas-Boas, a meta é chegar a 500 pacientes em tela para serem regulados, e hoje já se chegou próximo a 1000 pacientes. Um dos fatores decisivos para a evolução do trabalho da CER é a expansão de rede de atendimento. Durante o ano passado, foram implantados mais de 1.000 novos leitos hospitalares na Bahia, distribuídos em forma de rede direta, indireta e por meio de contratos.
Outra ação que tem contribuído para a evolução do trabalho da CER é a ‘desospitalização’ de pacientes crônicos, como estratégia para que se disponibilizem mais leitos para a população baiana. Com a implantação de leitos para a internação em domicílio, já foram retirados mais de 700 pacientes dos hospitais, para que continuem seu tratamento em casa.
Em 2018, até o mês de dezembro, a Central Estadual de Regulação (CER) registrou mais de 180 mil  solicitações atendidas, número maior que o computado em todo ano de 2017. Esse resultado só pode ser alcançado graças aos investimentos que tem sido feito pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) na estrutura da CER e também na expansão da rede de assistência.
De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, os problemas foram levantados e estão sendo resolvidos. “Identificamos falta de informatização na CER e nas unidades hospitalares, falta de recursos humanos, dentre outros problemas. Para cada questão, fizemos um plano de trabalho e estamos conseguindo resolver”, afirmou o Secretário. Segundo com Fábio Vilas-Boas, a CER já consegue hoje atender 100% da demanda diária da rede. “Ainda existe um passivo e estamos desenvolvendo ações para que seja resolvido”, esclarece.
A diretora de Regulação, Rita de Cássia, explica que uma das funções da regulação é a ordenação e qualificação dos fluxos de acesso às ações e serviços de saúde, de modo a otimizar a utilização dos recursos assistenciais disponíveis e promover a transparência, a integralidade e a equidade no acesso às ações e aos serviços, em tempo oportuno, dispondo, para tal, entre outros instrumentos, de diretrizes operacionais e protocolos.
Ascom/Sesab
===
fotos: Leonardo Rattes/Saude GovBa