fbpx

Vídeoconferência orienta sobre mudanças em sistema da Assistência Social

 

Municípios do Estado poderão esclarecer dúvidas quanto à execução do Sistema de Acompanhamento do Cofinanciamento (Siacof), ferramenta que compõe a Rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na Bahia, na próxima segunda-feira (14), das 8h30 às 17h, no auditório do Sol Barra Hotel, em Salvador. O apoio técnico, realizado pela Superintendência de Assistência Social (SAS) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), contará com transmissão on-line e integral através do Facebook do órgão (@justicasocial).

 

O assessoramento focará nas mudanças do Siacof, especificamente nos módulos do Plano de Ação, instrumento de planejamento anual preenchido pelos municípios, e Demonstrativo, síntese da prestação de contas da execução física e financeira de cada localidade no ano anterior, que, a partir deste ano, poderá ser feito via internet.

 

Segundo Gabriele Rocha Dultra, da Coordenação de Gestão do SUAS da SJDHDS, a participação dos trabalhadores do SUAS, bem como a dos gestores municipais nas atividades mensais de apoio técnico, é fundamental para efetivar o fortalecimento da política de assistência social na Bahia. “Destacando que estas ações, sobretudo as de educação permanente, que viabilizam a qualificação profissional, garantem a oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais qualificados para famílias baianas que demandam da assistência social”, sinalizou.

 

A atividade ainda prevê as novas implementações do Relatório de Acompanhamento Físico (RAF) em 2019, questionário sobre a execução física dos equipamentos de assistência social, como atendimentos e acompanhamento das famílias – um diferencial do Estado da Bahia.

.