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Avenida Integração recebe iluminação de LED

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A preocupação com a eficiência no sistema de Iluminação Pública é uma das prioridades da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). E essa preocupação não se refere apenas à ampliação da sua rede, mas na redução do custo dos produtos e serviços que impactarão positivamente nas contas públicas.

 

Secretário Municipal de Serviços Públicos e também Engenheiro Eletricista, José Marques (foto PMVC), enfatiza que Vitória da Conquista é uma cidade de “boa iluminação e que a Secretaria está atenta às demandas de toda a população”.

 

A novidade é que, nas próximas semanas, haverá a substituição das lâmpadas convencionais, de “vapor metálico”, por um “diodo emissor de luz” – popularmente conhecido com LED. O Secretário explica que “a lâmpada de Led gasta um terço e ilumina 25% a mais que uma lâmpada comum, além de ter uma vida útil muito maior”.

 

Segundo José Marques, a substituição acontecerá de forma gradativa e em primeira instância nas grandes avenidas da cidade. “Já findado o processo de licitação e de compra das lâmpadas, estamos aguardando a chegada do material para fazermos as alterações. A Avenida Integração será a primeira contemplada ainda este mês”, garante o secretário.

 

A Sesep ainda conta com uma ferramenta capaz de monitorar a qualidade da iluminação da cidade, feita através de um sistema integrado com os postes que contam com um “Código QR”, que auxilia a um diagnóstico prévio.

 

De acordo com o Gerente de Iluminação Pública da Sesep, Joabe Ferraz, é por meio do sistema que o setor sabe o poste e o tipo de manutenção que ele requer. “A partir dessa análise, enviamos o eletricista até o local já para fazer o conserto. Com esse procedimento há uma grande economia de tempo, dinheiro e de serviço”, afirma o gerente.

 

O gerente informa que cerca de 70% dos postes da cidade já possuem o “Código QR” e que há a pretensão de implementar um aplicativo, para que seja mais fácil e acessível à população. “Já estamos em estágio operacional e em breve contaremos com o aplicativo, que implicará em uma maior qualidade e rapidez na resolução dos problemas”, explica Joabe.

 

Solicitação de atendimentos da iluminação pública – Qualquer cidadão pode entrar em contato com a central de atendimento através do telefone (77) 3420-7005, das 8h às 12h e das 14h às 18h. É necessário que o solicitante forneça as informações pedidas pela equipe, como o nome, endereço, número de telefone para contato e um ponto de referência que facilite a localização do problema.

 

A solicitação também pode ser feita via internet, por meio do email: iluminacaopublica@gmail.com. Caso prefira, a pessoa pode ir pessoalmente – também no horário comercial – ao setor, que fica no térreo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (praça Catão Ferraz, s/n, acima da feira do Ceasa). Texto: Secom PMVC