fbpx

Câmara Municipal de Vitória da Conquista inicia ano legislativo

Trabalhos Legislativos retomados nessa quarta-feira

 

A Casa do Povo amanheceu em festa na manhã dessa quarta-feira (06), com a abertura das sessões legislativas do ano de 2019. Com o plenário cheio, a sessão se iniciou com a formação da nova mesa diretora composta pelos vereadores Luciano Gomes (PR) como presidente da casa, Gilmar Ferraz (MDB) como primeiro vice-presidente, Nildima Ribeiro (PCdoB) segunda vice-presidente, Valdemir Dias (PT) primeiro secretário e Cícero Custódio (PSL) como segundo secretário.

 

Em seguida foi formada a mesa de honra, composta pelo novo presidente, pela Vice-prefeita de Conquista, Irma Lemos, que no momento representava o prefeito, o Deputado Federal João Bacelar (PR), o Deputado Estadual Jurandy Oliveira (PRP), Dr. Marcelo Oliveira diretor administrativo da CERB, o representante da Receita Federal, Alfredo Neto e o representante dos Deputados Waldenor Pereira (PT) e José Raimundo (PT), Hélio Ribeiro.

 

 

O presidente da casa, Luciano Gomes deu início aos trabalhos agradecendo a presença de todos na sessão e ressaltou que é uma honra poder estar ocupando um cargo tão importante. “É um prazer servir a essa casa com o aval de todos os meus colegas”. Lembrou que a Câmara Municipal de Vitória da Conquista não é qualquer câmara, “é o Legislativo da terceira maior cidade da Bahia, uma das cidades que mais crescem no país”, afirmou.

 

Na oportunidade, Gomes aproveitou para agradecer o apoio incondicional da imprensa local, e de todos os servidores do Legislativo Municipal, que vem desempenhando um ótimo trabalho para que as atividades da casa sejam realizadas da melhor forma possível. Reafirmou seu compromisso com a cidade de Vitória da Conquista: “Esse compromisso não é só meu e da mesa, mas de todos os vereadores dessa casa, que respeitam e sempre respeitaram a opinião do povo”.

 

Assuntos a serem debatidos – O gás natural, a barragem do Rio Catolé, aeroporto, antenas de celular para zona rural e sessões itinerantes foram os assuntos destacados pelo presidente e que deverão ser amplamente discutidos no decorrer das atividades parlamentares. “Não vamos nos acovardar, vamos lutar por todos os assuntos”. Lembrou, ainda, da luta do ex-deputado Federal Coriolano Morais pelo anel viário de Vitória da Conquista: “Muitos acham impossível o gásoduto na região e vamos lutar para mostrar que vale a pena trazer esse investimento para a cidade. Conquista precisa ser respeitada pelas nossas autoridades e vamos, juntos, lutar por essa conquista”. Lembrou ainda, que “a câmara foi protagonista do novo aeroporto que esta prestes a ser inaugurada. Foi a câmara que foi a Brasília buscar recursos para a barragem. Precisamos juntar forças e ir em busca do melhor para nossa cidade”.

 

Outra questão apresentada pelo presidente foi a Expoconquista: “A exposição pode não acontecer. Um evento que gera renda para a cidade. Precisamos do apoio dos deputados, da população, dos vereadores para não deixarmos nossa cultura acabar”, clamou. Luciano lembrou também que a mesa defenderá os parlamentares e a população pois, “vamos caminhar lado a lado da nossa população. Vamos retornar as sessões itinerantes para aproximar a população da casa do povo. Temos uma história bonita e vamos lutar para continuar mantende essa história”.

 

Parceria com Executivo – “Jamais deixaremos de trabalhar lado a lado com o Executivo Municipal, mas também não vamos nos calar. Estamos aqui para cobrar, fiscalizar”. Lembrou que a câmara sempre votou de acordo com as necessidades da população e com o que é de melhor para cidade. “Temos vereadores comprometidos. Nunca nos colocamos de lados opostos. Nos colocamos do lado do povo”, concluiu.

 

Aproximar a população – Durante seu discurso, Luciano revelou que o objetivo da nova mesa diretora é aproximar cada vez mais a população do Legislativo Municipal. “Começamos hoje a transmissão das nossas sessões, ao vivo, pela internet, com isso, qualquer pessoa que não possa estar presente em nossa sessão, poderá acompanhar o que está sendo discutido de qualquer lugar do mundo”. Relatou ainda que o novo slogan da câmara é “A casa do povo”: “Esse é um termo já usado por todos os parlamentares, portanto nada mais justo que usarmos ele em nossas campanhas”.

 

Por fim, o novo presidente do Legislativo Municipal, agradeceu aos componentes da mesa que toparam enfrentar os desafios nos próximos dois anos e aos demais vereadores pela confiança. “Honrarei cada voto que tive. Não teremos revanchismo e vamos trabalhar pelos 21 vereadores e pela população”. Agradeceu aos deputados Jurandy Oliveira e João Bacelar por se fazerem presentes na sessão, aos amigos, familiares e todos que prestigiaram o evento.

 

 

 

A vice-prefeita Irma Lemos, representando o prefeito Herzem Gusmão, levou a mensagem do Poder Executivo ao evento. “Agradecimento tanto à Mesa passada, encerrada em 2018, quanto a esta Mesa, que o prefeito, não tenho dúvida alguma, vai continuar com a mesma parceria”, afirma. E completa: “Com a confiança de que esta Casa vai continuar aprovando todos os projetos bons da Prefeitura, que vêm para Conquista. Porque, no final de tudo, hoje quem está ganhando são os conquistenses”.

 

De acordo com Lemos, o prefeito tem trabalhado muito, tomando como exemplo prefeitos anteriores. “Nós temos um prefeito que tem trabalhado muito. O exemplo que Herzem traz é o exemplo de Jadiel Matos, J. Pedral, de Murilo Mármore e traz também exemplos de José Raimundo Fontes, grande prefeito, de Doutor Guilherme, um grande prefeito. São esses exemplos que o nosso prefeito traz para Conquista”, revelou Irma Lemos. Ela apontou ainda que o prefeito “muito tem feito e muito mais vai fazer”, e pediu à população paciência, e que dê um voto de confiança a Gusmão. “Dê esse voto de confiança em Herzem Gusmão que em 2020 vocês vão ver o resultado”, disse ela.

 

Antes de concluir o seu pronunciamento, Irma Lemos rogou a Deus que abençoe os trabalhos do Poder Legislativo Municipal.

 

Durante o evento, a cantora Larissa Gomes fez a execução dos hinos Nacional e de Conquista.

Texto e fotos: Ascom Câmara