fbpx

Entre beijos e abraços, por Nilson Lattari

O espaço de um abraço é maior do que um beijo. Um abraço guarda dentro dele um mundo inteiro, o beijo, ah! o beijo é só um encontro de pele, jogado no rosto, formal, preciso, cauteloso, guardando distâncias, o abraço não. Ele é democrático, pode estar nos amantes, nos amigos, o beijo tem suas reservas. Foi com um beijo que o Mestre foi entregue, mas, depois, nós, todos juntos, O abraçamos.

 

O abraço é o desarme, é o encontro de corpos, e para ele não há movimentos de gênero, ele está presente em todos eles, geralmente sob os apupos dos risos, do bater nas costas, no afável, o beijo não. O beijo é definido pelos gêneros, e como gênero, o abraço é mais generoso.

 

No gol os jogadores se abraçam, significando união, sentimento de equipe. Está na alegria de dois amigos ou amigas que se encontram depois de longo tempo afastados, o abraço encerra um universo enrolado no corpo. Está nos encontros familiares, e é a forma de receber novos integrantes.

 

Talvez, no encontro dos chefes de estado, quando as mãos se procuram, faltem os abraços. Se se abraçassem, talvez desfizessem guerras, e pudessem assim consolidar acordos, demonstrando aos seus pares que nos abraços é que se perdem as vergonhas, as cores se misturam, os gêneros se encontram.

 

Os amantes, nos momentos de carinho se abraçam, mais do que se beijam. O abraço consola o infortúnio, ajuda e dá suporte na dor, o abraço é que recebe o choro, e é no abraço que se comemora a vitória, mais do que um cumprimento, o abraço é carinho, mais do que carinho é proteção do pai que acolhe o filho que se perdeu, e do filho que reencontrou nos pais as respostas que tanto procurou.

 

Nas avós e nos avôs, os netos são afogados em abraços, e suas cabeças pequeninas se desmancham de prazer, e é também neles que se escondem depois de suas travessuras.

 

Foto: José Roberto Marques

 

Os abraços estão nas chegadas e nas partidas, como se fossem capazes de juntar pontas que estão se separando, ou que depois de tanto tempo se reencontram.

Existem os abraços que de longe se anunciam, abraçando o próprio corpo e ao longe alguém, com o mesmo gesto, se sente confortado.

Ao longe, os olhos brilham de alegria, quando acham aquele ou aquela que o coração procura, e é nos braços abertos que o amor se consuma.

 

Por Nilson Lattari. Graduado em Literatura pela UERJ e especialização em Estudos Literários pela UFJF. Fui primeiro colocado em crônicas no Prêmio UFF de Literatura, 2011 e 2014, e terceiro colocado em contos pelo mesmo prêmio em 2009. Primeiro colocado em crônicas prêmio Darcy Ribeiro – Ribeirão Preto, 2014. Finalista em livro de contos Prêmio SESC de Literatura 2013, finalista em romance Prêmio Rio de Literatura, 2016, além de várias menções honrosas em contos, crônicas e poesias. A foto 01 é do site Mundo das Mensagens.