O prefeito municipal de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, decidiu assinar decreto de emergência, que será publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 18. Neste domingo, 17, foi registrado um índice de precipitação de 29 milímetros em um período inferior a 30 minutos – o que é considerado muito alto pelos meteorologistas.

 

Após verificar de perto os estragos nos bairros Santa Cecília, Flamengo, Boa Vista e em avenidas de grande circulação, como Luís Eduardo Magalhães e Siqueira Campos, o prefeito Herzem Gusmão se reuniu com as Secretarias de Mobilidade Urbana, Infraestrutura, Serviços Públicos e a Coordenação Municipal de Defesa Civil e decidiu decretar estado de emergência no município.

 

Após vistoria, a situação que requer maior atenção está na ponte e ciclovia da Avenida Genésio Porto, no bairro Boa Vista, que tiveram suas estruturas bastante danificadas. Estas foram totalmente interditadas e terão que ser reconstruídas. Já na Avenida Luis Eduardo Magalhães, será necessário um reforço na estrutura da via sentido Estádio Lomanto Júnior. Nos demais pontos da cidade, será preciso realizar a recuperação da pavimentação, que foi danificada.

 

“Vamos buscar recursos junto ao Governo Federal para reconstruir as áreas que foram bastante atingidas na cidade. De qualquer maneira, já estamos trabalhando para a manutenção das vias, limpezas dos canais e análise das estruturas das pontes da cidade”, afirmou o prefeito Herzem Gusmão.