Semana Pedagógica da rede estadual discute pilares do aprendizado com comunidade escolar

 

A Semana Pedagógica da rede estadual de ensino foi iniciada em todas as escolas públicas baianas nesta segunda-feira (4). Para marcar a abertura oficial das atividades, o secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, esteve na Escola Estadual Norma Ribeiro, no bairro de Arenoso, em Salvador. A ocasião também marca o início das atividades do secretário à frente da pasta colocada como prioridade do segundo mandato do governador Rui Costa.

 

 

Até a próxima sexta-feira (8), professores, gestores, coordenadores e a comunidade escolar se reúnem para debater ações e atividades, além de avaliar conteúdos e estratégias para articulação entre os projetos e o currículo escolar. O secretário destacou o caráter estratégico da Semana Pedagógica. “É um momento em que a escola se debruça sobre uma orientação da Secretaria de Educação para planejar o ano letivo, para dialogar com seus pares a comunidade estudantil sobre os aspectos que devem dirigir o ano letivo. É um momento de alta relevância para o nosso processo de melhoria dos indicadores da educação baiana”.

 

Este ano, o evento tem como tema ‘Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação’. A diretora da Escola Norma Ribeiro, Maria das Graças comenta a contribuição da Semana Pedagógica para o trabalho. “É uma ação na qual a gente discute as propostas da escola. Também é o momento de fazer um balanço sobre as iniciativas da escola que podem ser aperfeiçoadas e a partir daí vamos traçando novas rotas para que o ano letivo tenha mais acolhimento com os alunos e a comunidade”, explica.

 

 

Para o estudante Luan dos Santos, a iniciativa oferece um espaço de escuta aos alunos. “A gente percebe que existem carências dos alunos que não são acessadas pela diretoria da escola e aqui na Semana Pedagógica a gente consegue colocar as nossas necessidades. É um espaço que potencializa o desenvolvimento da nossa escola”.

 

Expectativa do Secretário

 

Acompanhado do novo subsecretário da Educação Básica, Danilo Souza, e do superintendente da Educação Básica, Ney Campelo, o secretário falou sobre a expectativa para o trabalho que será realizado na Secretaria de Educação. “Temos toda uma estruturada preparada, incluindo a recente convocação de novos profissionais da Educação. A expectativa é que possamos ter a parceria com todos os professores e corpo da rede estadual, incluindo estudantes e familiares para que nos próximos quatro anos possamos fortalecer a educação na Bahia. Os projetos estratégicos e importantes para a Educação serão priorizados”, garante.

 

Texto: Agecom Governo Bahia. Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA