fbpx

Comissão da Saúde da Câmara apura denúncias de irregularidades no setor

 

 

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, composta pelos vereadores Viviane Sampaio como presidente, Cícero Custódio como relator e Adinilson Pereira como membro, iniciou a semana avaliando denúncias de irregularidades no sistema de saúde do município.

 

A primeira denúncia discutida foi apresentada pela presidente da comissão e é referente ao NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Ela explicou que os fisioterapeutas do núcleo encaminharam  à comissão um documento relatando que os mesmos foram retirados do projeto, bem como os farmacêuticos, com a autorização do conselho de saúde do município. “Esses profissionais são concursados e passaram por uma seleção interna para integrarem a equipe do NASF, tenho certeza que o conselho de saúde foi induzido ao erro. Esses profissionais são de extrema importância para o núcleo”, explicou a vereadora.

 

A comissão definiu que será solicitada uma reunião com o Secretário de Saúde para que ele possa explicar o motivo pelo qual os profissionais foram retirados do programa e posteriormente encaminhar a denúncia à procura da casa para que se faça uma avaliação e emita um parecer.

 

 

Outro ponto bastante discutido na reunião foi a cobrança de exames a pacientes internados em hospitais públicos. Segundo o vereador Adinilson, algumas pessoas o têm procurado para denunciar práticas de cobranças de exames em hospitais da cidade: “O paciente é operado no hospital, pelo SUS, tem alta, mas apresenta complicações. Volta ao hospital é internado mas é informado que precisa arcar com as taxas de exames. Em outro caso o paciente estaria internado e precisa de uma endoscopia e o hospital, que é público, esta cobrando uma taxa de R$ 220 para realizar o procedimento”, contou o parlamentar.

 

A comissão decidiu então, agendar uma reunião com responsáveis pelo hospital, bem como com o secretário de saúde do município para apresentarem a situação. Além disso, foi sugerido que esses pacientes apresentem uma reclamação na ouvidoria da secretaria para que providências sejam tomadas.

 

Adinilson levantou ainda a questão dos postos de saúde de São Sebastião e José Gonçalves que se encontram em situações precárias. O vereador Cícero, lamentou que essa seja a situação de muitos postos de saúde do município e sugeriu que a comissão começasse, o quanto antes, uma visita a esses locais para que eles possam ver de perto a situação, principalmente nos bairros periféricos. “Precisamos ir nessas unidades o quanto antes. O povo tem reclamado e cobrado melhorias”, lamentou.

 

Ficou definido então, uma agenda de fiscalização onde a comissão irá nesses locais ver de perto a realidade das unidades de saúde. Os dias e locais de fiscalização não foram divulgados para que o trabalho da comissão não seja atrapalhado.

Texto e imagem: Ascom Câmara