fbpx

Curiosidades sobre o Campeonato Baiano de 2019

O Campeonato Baiano 2019 vem surpreendendo com uma ótima média de gols. Foram 100 gols em 35 jogos até aqui, o que equivale a uma média de 2,86 por jogo. A estatística foi elaborada pelo Professor Marcelo Monteiro, da UFBA.

Dos 35 jogos, os mandantes venceram 15, (42,9%), os visitantes 7 (20%) e aconteceram 13 empates (37,1%).

O resultado que mais aconteceu foi o 1×0 (7 vezes), seguido do empate em 1×1 (6), 2×2 (5) e 2×1 (4 vezes). Para ficar evidente a boa média de gols, o 0x0 só apareceu em uma partida do campeonato, justamente na primeira rodada no confronto entre Fluminense de Feira e Bahia. Em 60% dos jogos os dois times marcaram gols.

Os melhores ataques do campeonato são Atlético, Bahia e Bahia de Feira com 14 gols marcados cada. As melhores defesas: Bahia e Flu de Feira com 06 gols sofridos, cada. Mas o Fluminense, que tem a melhor defesa tem um marca negativa: o pior ataque do campeonato com apenas 06 gols anotados. As piores defesas são Jacobina e Jequié com 13 gols sofridos cada.

O Bahia é o melhor mandante com 67% de aproveitamento (2V, 0E,1D) seguido do Juazeirense com os mesmos 67% de aproveitamento, mas com 2V, 2E).

Entre os visitantes, o que mais surpreendeu os donos da casa foi o Vitória da Conquista, com 2 vitórias (Jacuipense e Fluminense). O Vitória tem 1 vitória e 2 empates.

Sobre a próxima rodada, o professor Marcelo Monteiro, Mestre em Matemática da UFBA, se o Vitória da Conquista vencer seu próximo jogo contra o Juazeirense; o Atlético perder pro Jacobina em Jacobina e o Flu de Feira não vencer o Bahia de Feira, então o Vitória da Conquista estará classificado para as semifinais do Baiano com uma rodada de antecedência.