fbpx

Graças ao ensino à distância, dona de casa de 68 anos ingressa no ensino superior

 

Ronilda Nicknich conta com o apoio da filha, Mônica, que se matriculou no mesmo curso para incentivar a mãe

 

Desde o nascimento de sua segunda filha, na década de 1970, Ronilda Nicknich parou os estudos para se dedicar à família. Hoje, aos 68 anos, com as três filhas formadas, a catarinense conseguiu realizar o sonho de concluir o Ensino Médio e ingressar em uma graduação. Ela conta com o apoio de toda a família, em especial de Mônica, que já é doutora em Direito, mas decidiu fazer mais um curso para acompanhar a mãe.

 

As duas ingressaram juntas no curso à distância de Teologia Interconfessional, no Centro Universitário Internacional Uninter, em outubro de 2018. Desde então, são companheiras de estudos, conversam sobre as disciplinas, trocam mensagens por WhatsApp quando têm dúvidas e vão juntas ao polo de apoio presencial da Uninter em Florianópolis para fazer provas e apresentar trabalhos. “Eu achei que seria mais interessante fazer o curso junto. Minha mãe sempre leu muito, é uma grande oportunidade tê-la como colega de turma”, diz Mônica.

 

A filha elogia o zelo e capricho da mãe com os estudos. “Mesmo estando doente e tendo tarefas domésticas, ela está sempre com disposição para colocar as leituras e os trabalhos do curso em dia. Estudar reacendeu a chama da vida da minha mãe”.

 

Ronilda tem hipotireoidismo e hipertensão, o que dificulta seu ingresso em um curso presencial. A possibilidade de fazer a própria agenda de estudos no EAD foi um atrativo. “O perfil da minha mãe se encaixou muito bem com a proposta da Uninter. Ter à disposição os monitores e o laboratório de informática para quando ela tem dúvidas com o computador também auxilia bastante”, explica Mônica.

 

Aos domingos, após a escola dominical na Igreja Presbiteriana, toda a família se reúne na casa de Ronilda. “Nós fazemos um paralelo do que vimos no culto com o que estamos estudando. Meu pai gosta de história e sempre acaba se envolvendo. Agora é a hora de a gente retribuir todo o carinho e cuidado que nossa mãe teve conosco”, diz.

 

Terceira idade no ensino superior

 

O ensino à distância está oportunizando que a terceira idade ingresse no ensino superior. A possibilidade de estudar em casa e continuar se dedicando à família, além de evitar o stress dos deslocamentos diários, são os maiores motivadores. Na Uninter, são 500 alunos com 70 anos ou mais espalhados nos mais de mil polos de apoio presencial em todo o País.

 

Sobre o Grupo Uninter

 

O Grupo UNINTER é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a única instituição de Ensino à Distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).  Sediado em Curitiba – PR, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 210 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com mais de mil polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com.