Autoridades locais participam da mesa de abertura

Mais de 450 pessoas participaram, na tarde desta segunda-feira (8), da abertura da 9ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Democracia e Saúde”, o evento debate a Saúde como Direito, a Consolidação do SUS e o Financiamento do SUS.
“Queremos todo esse envolvimento da sociedade para que tenhamos um Sistema Único de Saúde mais justo. Essa conferência será um marco de aproximação do Governo e do Conselho Municipal de Saúde. Nós desejamos ter o controle social, prova disso é que recebemos o prêmio de gestão mais transparente do Nordeste e a quarta do Brasil”, declarou o prefeito Herzem Gusmão na solenidade de abertura.

Prefeito Herzem Gusmão discursa em defesa do SUS

Na ocasião, o gestor citou os avanços na Saúde, a exemplo das reformas no Esaú Matos, nas unidades de saúde; do credenciamento da Unacon do Samur; da implantação da Clínica Municipal de Reabilitação e das novas equipes de saúde da família.
Em discurso, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Monalisa Barros, deu boas-vindas aos conferencistas e afirmou: “O que nos une aqui hoje é o compromisso social de fazer avançar a saúde no nosso município, estado e país”, afirmou.
A palestra de abertura, com o tema da Conferência, foi ministrada pelo farmacêutico e membro da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior. Usuários, trabalhadores, gestores e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS) se reuniram para debater diferentes eixos temáticos.
Para a conselheira Ana Tibúrcio, representante dos usuários nas instituições filantrópicas, a participação nestes espaços de controle social é necessária: “vale a pena participar, é importantíssimo. O usuário precisa dessas conferências até para o crescimento, para rever o que não dá certo e melhorar”. Opinião compartilhada por Marcondes de Oliveira: “É salutar essa oportunidade. Nós usuários somos a peça principal do sistema, por isso podemos avaliar positiva ou negativamente, uma vez que o serviço existe em função da gente”.

A solenidade marcou também o retorno das atividades ao auditório do Cemae, que passou por reforma.

Também participaram da cerimônia de abertura: o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Gomes, a vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, o secretário municipal de Saúde, Juka Fernandes, e a representante da 20ª Dires, Regina Lúcia de Carvalho.
A conferência é preparatória para a etapa nacional e escolhe os delegados que defenderão as propostas na conferência estadual. Texto e fotos: Secom PMVC