fbpx

Prefeito convida servidores para doar ao Fundo para Infância e adolescência

Texto e imagens: Secom PMVC

Prefeito convida servidores para doar ao Fundo da Infância e do Adolescente

 

Membros de todas as áreas do Governo Municipal encheram o auditório da Rede de Defesa da Criança e do Adolescente na manhã desta segunda-feira (08). Eles foram convidados pelo prefeito Herzem Gusmão para serem apresentados ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). O Fundo é um captador de recursos que utiliza doações do Imposto de Renda (IR) para favorecer instituições ligadas à infância e à juventude. Em Vitória da Conquista, mais de 40 entidades poderão ser beneficiadas com as doações.

 

Qualquer pessoa, ao fazer sua declaração de Imposto de Renda, pode destinar até 3% do imposto devido ou restituir para o FIA. Ela não tem nenhuma perda financeira ao fazer a doação, apenas a diminuição do Imposto de Renda a pagar ou o aumento do imposto a ser restituído, quando for o caso. Em Vitória da Conquista, as doações para o FIA caem direto na conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), gerenciado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

 

O prefeito Herzem Gusmão abraçou a campanha e convocou todos os servidores da Prefeitura Municipal a fazerem a doação. “Conquista tem o potencial, só de pessoa física, de arrecadar R$ 5 milhões, e arrecadamos apenas R$ 15 mil em 2018”, comenta o prefeito, destacando a importância de massificar as informações a respeito do Fundo.

 

Prefeito Herzem Gusmão, ao lado de membros da Receita Federal, Comdica e Governo Municipal

 

Nesse sentido, o gestor vai além e convida toda a Vitória da Conquista para fazer uma doação: “Não só pessoa física, mas jurídica. Que os contadores possam orientar, para que a nossa cidade tenha recurso para a gente cuidar das nossas crianças e dos nossos adolescentes. São várias instituições que serão beneficiadas.”

 

O presidente do Comdica, Joabe Silva, destaca que, além da arrecadação, a campanha é importante para criar nos conquistenses a cultura de ajudar a quem precisa: “O nosso foco principal aqui não é só recurso, é que possamos aumentar a consciência do nosso município e criar realmente o hábito.” E completa: “O ajudar que nós falamos no Fundo é ajudar a criança e o adolescente, não é só contribuindo, mas também indo às instituições, ajudando a fiscalizar e ajudando a construir novos projetos.”

 

Durante o encontro, a auditora da Receita Federal, Roberta Neri, fez uma apresentação acerca dos detalhes técnicos do FIA. Além disso, também participou do evento o promotor da Vara da Infância e Juventude, Marcos Coelho.

Para saber como contribuir com o FIA ao declarar o seu Imposto de Renda, clique aqui.