Prefeitura promove 9ª Conferência Municipal de Saúde

 

“Democracia e Saúde” é o tema da 9ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, que é preparatório para a etapa nacional, reunirá representantes do poder público e da sociedade civil nos dias 8 e 9 de abril, no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família (Cemae).

 

A Conferência Municipal é um momento importante para o encontro de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Nela, as propostas elaboradas durante as pré-conferências serão debatidas e, a partir daí, encaminhadas para os encontros estadual e nacional.

 

Para a escolha dos delegados que defenderão as propostas, a Secretaria Municipal de Saúde promove uma série de pré-conferências com diversos setores. Entre os eixos temáticos discutidos estão o financiamento adequado e suficiente para o SUS e a saúde como direito.

A assessora de Controle Social da Secretaria de Saúde, Lúcia Pina, lembrou que a Administração Municipal conta também com outros instrumentos que fomentam a participação popular na gestão do SUS, entre eles os conselhos municipais de saúde.

 

Os encontros, no total de 55, começaram no último dia 11. Nesta semana as pré-conferências reunirão conselhos municipais de saúde de diversas localidades urbanas e rurais, complexo hospitalar e Governo Municipal. Confira as datas e locais das reuniões.