fbpx

Alunos do IFBA desenvolvem Game Educativo voltado para a Preservação Ambiental

 

 

Aprender a cuidar do meio ambiente brincando. Essa é a proposta do EcoDivertidos, um game educativo desenvolvido pelos graduandos de Sistemas de Informação do IFBA campus Vitória da Conquista Paulo Lima e Lidiana Vieira.

Os estudantes orientados pela docente Maria da Graças Bittencourt e apoiados pelos Programas Universais e pelo Portal da Inovação & Qualidade desenvolveram o projeto no 2° semestre de 2018.

A proposta do EcoDivertidos era desenvolver um jogo educativo de promoção da responsabilidade social e engajado na formação cidadã do indivíduo. O resultado foi um game que ensina de forma lúdica crianças e adolescentes temas como: preservação de meio ambiente , uso consciente da água e da energia elétrica. O jogo tem um personagem principal que é lançado à diferentes desafios, através de fases que devem ser cumpridas pelo jogador. Ao completar as fases o jovem irá aprender a cuidar do meio ambiente e as consequências de não fazê-lo.

De acordo com Paulo Lima, aluno do 6 semestre do BSI, tudo no jogo foi pensado para atrair o público alvo, desde o personagem principal até toda a parte gráfica: “a ideia é tornar mais divertida e atrativa a abordagem sobre os cuidados com o meio ambiente às crianças e aos adolescentes. Estimular nelas o senso crítico sobre o assunto forma divertida.

Atualmente o game está fase de teste pelos idealizadores e pela equipe do portal InqIFBA, mas encerrada essa etapa, a ideia é que ele seja amplamente divulgado para a comunidade, principalmente nas escolas de ensino médio e fundamental. O jogo também poderá ser obtido pela Play Store, para sistemas Android. Segundo a coordenadora do projeto, essa fase tem sido a mais desafiadora até então: “projeto se desenvolveu muito acima da nossa expectativa, o layout, o tema, o conteúdo está muito bom, mas o nosso grande desafio é tornar o EcoDivertidos conhecido pelo público e faremos isso buscando apoio através de editais de parcerias com outras instituições”.