fbpx

MP reforçará combate à exploração sexual com lançamento de campanha voltada às crianças

Redator: Caroline Magalhães – estagiária de Jornalismo*

Conscientizar a sociedade sobre a necessidade e formas de combate ao abuso e à exploração sexual cometidos contra crianças e adolescentes é o objetivo do ‘Seminário 18 de Maio’, que será realizado na próxima terça, dia 14, pelo Ministério Público estadual, na sede do CAB, das 8h30 às 17h. O evento acontece em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e será aberto pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado, que lançará a campanha ‘Meu Corpo, Minha Casa’.

 

Uma das peças da campanha é a cartilha de mesmo nome, direcionada a crianças com o intuito de chamar a atenção para a importância do próprio corpo, despertando os cuidados com a saúde e a autodefesa contra possíveis abusos. Além do lançamento, performances artísticas, palestras, dinâmicas e debates irão compor a programação. O evento é organizado pelo Ministério Público através do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e conta com o apoio da ONG Plan Internacional.

 

A abertura do evento terá também a participação da procuradora de Justiça Marly Barreto, coordenadora do Caoca e idealizadora da campanha, e da gerente de projetos da Plan Internacional, Sara Regina de Oliveira. Em seguida, a programação continua com a palestra ‘Depoimento Especial e Escuta Especializada – Importância da Prova’, ministrada pelo promotor de Justiça André Glitz, do Ministério Público do Paraná, e com a apresentação, por parte de promotores de Justiça de Vitória da Conquista, Feira de Santana e Camaçari, de exemplos de boas práticas referentes ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em suas Promotorias. Ao final da tarde, o ‘Seminário 18 de Maio’ será encerrado com as manifestações artísticas e musicais do Festival Faça Bonito. O evento será aberto ao público.

Durante todo mês de maio, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), vai realizar a campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes que tem como lema: “Não Feche os olhos”. Um convite a toda sociedade a se mobilizar na luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.