Palestra aborda a função da educação na constituição dos indivíduos

 

No Dia Internacional da Família, o Colégio Sêneca e a Escola Maria Salomé propõem que os pais e responsáveis reflitam sobre a função da educação na constituição dos indivíduos, priorizando a integração da escola com os familiares das crianças e adolescentes. Para sustentar essa discussão, no dia 15 de maio, às 19 horas, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, as escolas parceiras trazem o palestrante César Nunes para falar sobre “O papel da escola e da família na formação ética e cultural dos filhos: humanizar os conhecimentos e esclarecer os afetos na escola do terceiro milênio”.

O tema da palestra em questão busca discutir as matrizes teóricas e marcos institucionais da Educação e da escola no Brasil, investigando as contradições políticas e sociais da organização da escola e manejo do trabalho pedagógico na sociedade globalizada e analisando o papel do professor na ação educacional. A proposta é que a palestra apresente perspectivas para uma educação e uma escola emancipatória, que produza nova consciência social e política, uma cultura de participação e gestão democrática, uma reorganização do espaço pedagógico em vista da humanização.

César Nunes, renomado palestrante e responsável por promover essa reflexão entre a integração Escola-Família, é um dos nomes em destaque na Educação do Brasil. Nunes é licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Concluiu o Mestrado em Filosofia da Educação, defendeu o Doutorado em Filosofia e História da Educação, onde publicou 26 livros sobre Ética, Filosofia, Educação e Sexualidade.