fbpx

Prefeitura apresenta resultado de projeto de ressocialização de apenados

 

Nesta quinta-feira (9), a Prefeitura de Vitória da Conquista irá apresentar os resultados do projeto Começar de Novo, voltado à ressocialização de apenados de forma humanitária. O evento será realizado a partir das 9 horas, no auditório do Cemae. Autoridades públicas e toda a sociedade civil estão convidados a participar.

 

Por meio do projeto, cerca de 100 apenados em regime semiaberto do presídio Nilton Gonçalves estão tendo a oportunidade de trabalhar em ações vinculadas a diversas secretarias municipais. O serviço prestado, além da remuneração, também traz para o interno a redução da sua pena. Além dos benefícios trazidos para a comunidade, a ação pretende reduzir o índice de reinserção no crime, ao olhar para essas pessoas com humanização e respeito.

 

Um dos destaques da atuação dos apenados é no Programa Palmas para Conquista, onde eles plantaram mais de 10 hectares de palmas, resistentes à praga colchonilha, que serão distribuídas entre pequenos agricultores. Além disso, eles também puderam atuar na limpeza pública, em obras, em ações de reciclagem e manutenção de praças e jardins.

 

“Dizer para essas pessoas, que um dia erraram, que elas têm a possibilidade de recomeçar, de fazer diferente, de devolver um pouco para a sociedade, com o seu trabalho, a harmonia da nossa cidade. Então, o nosso sentimento em relação a esse projeto é duplo: tanto nessa visão de otimizar as ações da Prefeitura, quanto de oportunizar para essas pessoas uma nova chance”, avalia a secretária de Governo, Geane de Cássia.

 

O projeto Começar de Novo teve início em agosto de 2018. A iniciativa é fruto de uma parceria do Governo Municipal com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap – BA) e o Tribuna de Justiça da Bahia (TJ – BA). Texto e arte: Secom PMVC.