Hemoba convoca doadores de sangue dos tipos Rh negativo e O positivo

A vereadora Lúcia Rocha usou seu tempo na tribuna da Câmara Municipal de Vitória para estimular a população a realizar a doação de sangue. “Quero convidar a população para o ato generoso e solidário de doar sangue. Cada doação pode salvar as vidas de até 4 pessoas”, disse a parlamentar.

Lucia Rocha apontou que os estoques do banco de sangue estão reduzidos, precisando das doações. “Cabe ressaltar que atualmente os estoques de sangue de Vitória da Conquista são considerados baixos”, apontou. “O Hemoba tem convidado a comunidade para intensificar as doações. O estoque está quase zerado para algumas tipagens sanguíneas”, completou.

Já a Secretaria de Estado da Saude informa que os estoques de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba)  ainda continuam em níveis abaixo do esperado para o mês de junho. Por isso, a fundação faz um apelo para que a população compareça com urgência em qualquer unidade de coleta para reforçar o banco e assegurar a oferta de hemocomponentes durante o mês que é marcado pelas festas de São João, São Pedro, Santo Antonio e as tradicionais brincadeiras com fogos de artificio. Ainda mais agora com a realização de jogos oficiais da Copa América na capital baiana.

No momento, todos os tipos sanguíneos precisam de reposição. Mas a Hemoba enfatiza o pedido de doações de O positivo e O negativo, que são os mais utilizados em situações de urgência e emergências nos hospitais e unidades de saúde.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. 

Para atendimento, o voluntário deve portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Em Vitória da Conquista o Banco de Sangue da Hemoba funciona no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) na Avenida Filipinas, s/n, Felícia.