fbpx

Profissões ligadas à tecnologia mantêm-se em alta em 2019


Especialista do Senac EaD destaca as oportunidades no mercado para quem faz cursos técnicos na área de TI; inscrições estão abertas até 29 de julho

 

            A área de tecnologia da informação está em franca expansão e tem indicado ser um setor promissor para o mundo do trabalho. Segundo dados do IDC Brasil – líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de TI e Telecomunicações –, os investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) devem crescer 4,9% em 2019 no Brasil – índice que reflete o otimismo do mercado para o ano. O maior crescimento – de 10,5% – será em TI.

Por essa razão, profissionais, quando bem capacitados e atualizados, costumam conquistar boas oportunidades no mundo do trabalho. Para quem pretende trilhar esse caminho, o Senac EAD oferece os cursos Técnico em Informática e Técnico em Jogos Digitais, com inscrições abertas até o dia 29 de julho.

            Segundo André Ricardo Theodoro, coordenador dos cursos, as chances de sucesso e upgrade profissional para quem segue umas destas opções estão cada vez mais amplas. “Oferecemos uma formação técnica e profissional em um espaço de tempo relativamente curto, pois ambos têm duração de um ano e meio, em média”. Os conhecimentos adquiridos durante as aulas também permitem ao estudante atuar como autônomo ou mesmo empreender na área.  

Oportunidades – as opções de nível técnico em TI na instituição oferecem um desenvolvimento que permite ao profissional atuar em diferentes frentes nesse segmento. Quem faz o curso Técnico em Informática, por exemplo, pode trabalhar na manutenção de computadores, instalação de redes, configuração de servidores e programação de desktops, web e mobile. “O curso dá ao aluno uma visão abrangente e subsídios para identificar a área com a qual tem mais aptidão”, explica André.

Já quem escolhe o curso Técnico em Jogos Digitais pode apostar no segmento de jogos educacionais, jogos para treinamento, advergames, que são utilizados para a divulgação de uma marca, entre outros. “Este é um nicho de mercado que tem muito a ser explorado e já oferece boas oportunidades”, completa o coordenador do Senac EAD.

Perfil profissional – familiaridade com aplicativos, ser analítico, curioso e criativo são, segundo André, algumas características essenciais para o profissional da área de TI. Manter-se atualizado também é fundamental: “é imprescindível estar sempre disposto a aprender, ter bom relacionamento interpessoal e, principalmente, ter proatividade, adaptabilidade e flexibilidade”, enfatiza.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento da Rede Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 340 polos presenciais para avaliações de cursos de pós-graduação e mais de300 para graduação.

Acesse a programação de cursos técnicos do Senac EAD em www.ead.senac.br/cursos-tecnicos, e o portfólio completo de cursos a distância da instituição emwww.ead.senac.br.