fbpx

Últimos dias para inscrição no Prêmio MuniCiência

Gestores municipais têm até 08/07 (segunda-feira) para acessar o www.municiencia.cnm.org.br  e cadastrar as suas iniciativas

A fase de inscrições para o Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores encerra em 08/07 (segunda-feira). Promovido desde 2015 pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio da União Europeia, o prêmio chega em sua 3aedição com o objetivo de identificar, reconhecer e compartilhar iniciativas municipais transformadoras, com impacto positivo na administração pública e na sociedade.

Serão aceitas inscrições de iniciativas voltadas a todos os setores, porém é necessário que elas estejam em fase de implementação ou em curso no ato da inscrição.  

Municípios, consórcios municipais e intermunicipais interessados devem ser filiados à CNM no momento de divulgação dos resultados, podendo inscrever até dois projetos em formulários separados. É imprescindível consultar o edital e cumprir todos os prazos estabelecidos para concorrer ao prêmio.

Para participar, o representante da prefeitura deve acessar o site www.municiencia.cnm.org.br e realizar o cadastro (aqui). Neste campo serão solicitados os dados do Município. Mais detalhes do regulamento podem ser obtidos aqui

“Valorizar e compartilhar as boas práticas realizadas pelos Entes locais é um importante instrumento para fortalecer a capacidade dos Municípios de aperfeiçoarem a gestão por meio do conhecimento”, aponta o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

As próximas etapas – O resultado das inscrições homologadas será divulgado em 10 de julho (quarta-feira) e os projetos válidos serão analisados por uma Comissão de Especialistas e Técnicos da CNM. Depois, as 30 iniciativas classificadas passam pelo crivo do Conselho Político da Confederação.

Entre 12 de agosto e 02 de setembro de 2019 acontece a 2ª etapa do prêmio, na qual serão selecionados 10 projetos finalistas. Estes seguem adiante para o voto popular na internet. O público terá de 07 de outubro de 2019 a 31 de março de 2020 para fazer a sua escolha.

Os gestores das cinco primeiras colocadas participarão de seminário internacional para troca de experiências. O resultado final será anunciado na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

“O Prêmio MuniCiência permite descobrir iniciativas maravilhosas e com enorme potencial de serem replicadas. Para nós, é um orgulho participar deste projeto”, aponta o chefe de cooperação da delegação da União Europeia no Brasil, Thierry Dudermel.

Em evidência – Abaetetuba (PA), Gurjão (PB), Rio Grande (RS), Santa Clara do Sul (RS) e São Bento do Una (PE) foram os destaques de 2017-2018. Os municípios apresentaram iniciativas para garantir acesso à água potável, inibir a evasão escolar, promover a arte e a cultura, agregar valor aos negócios da região e estimular a participação dos jovens na construção do currículo escolar.

Sobre o projeto UniverCidades – O prêmio faz parte do Projeto UniverCidades – Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, realizado pela CNM em parceria com a União Europeia. O projeto considera a demanda dos prefeitos e, como uma das primeiras atividades desenvolvidas, realizou pesquisa junto aos gestores para compreender as características de suas demandas por conhecimentos e informações, além de um levantamento que busca identificar arranjos e parcerias já existentes entre centros de ensino e pesquisa e Municípios. Para fomentar o diálogo entre centros de ensino e Municípios, realiza seminários regionais.