fbpx

Exemplo a ser seguido: Criação da Associação das Cidades Históricas

Estado do Espírito Santo cria sua Associação das Cidades Históricas

Inspirada na Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais,o Estado do Espirito Santo conta agora com entidade que visa o desenvolvimento do turismo cultural e histórico no Estado

Mais de 200 pessoas participaram da conferência e criação da Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo, da qual foi eleito como presidente o prefeito de Vila Velha, Max Filho. O evento foi realizado no último sábado (10), na sede da Academia de Letras de Vila Velha, no bairro da Prainha. Na ocasião também foi assinado o termo de adesão de Vila Velha à Conferência Nacional dos Municípios.

Inspirada na Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, que foi criada em 2003 e congrega hoje os 30 municípios históricos mais importantes do Estado, que somam juntos mais de 50% do patrimônio histórico tombado do Brasil e mais de 70% do patrimônio histórico de Minas Gerais, a solenidade contou com a presença do presidente da entidade mineira, o prefeito de Conceição do Mato Dentro José Fernando Aparecido de Oliveira, que foi enfático ao afirmar “a importância da Associação para o Estado do Espírito Santo, para os municípios históricos e o patrimônio tombado no Estado, que é parte preponderante na história do Brasil. Isso traz novas perspectivas para o turismo que vai muito além de suas belas praias, e dá uma maior evidência para o patrimônio histórico, trabalhando com sua preservação, restauração e divulgação em nível nacional. Estamos na verdade abrindo um novo capítulo para o turismo e a cultura desse Estado que é tanto amado pelos mineiros”, declarou José Fernando.

Sobre a criação da entidade, o presidente eleito declarou que “essa é uma proposta de interação de esforços no sentido de que cidades históricas do Espírito Santo possam se unir, reunir, traçar planos e metas para valorizar o nosso patrimônio histórico, cultivar nossa memória e para podermos elaborar projetos de captação de recursos juntos. A história precisa ser preservada e celebrada. Para que possamos, com isso, revitalizar destinos turísticos, como a Prainha, em Vila Velha, que têm patrimônios tombados. O Espírito Santo é um dos berços da história do Brasil”, ressaltou o presidente Max Filho.  

Mario Augusto Ribas do Nascimento, presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial, afirmou que o maior objetivo do evento foi criar a Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo. “Essa Associação vai congregar todos os municípios que têm patrimônio cultural no Estado. A intenção é desenvolver políticas públicas para fortalecer a cultura e o turismo nessas cidades, de forma integrada possibilitando também o desenvolvimento social e sustentável, além de atrair recursos públicos e privados. É necessário nos organizar, alavancar parcerias para nos desenvolver como destino turístico”, ressaltou.

Após a conferência de abertura tomou posse a primeira diretoria da Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo. Foram compostas câmaras temáticas que irão trabalhar assuntos específicos, como: infraestrutura, meio ambiente, patrimônio histórico, entre outros. O Espírito Santo é um dos estados mais antigos do Brasil e Vila Velha foi a terceira cidade criada no Estado.