fbpx

PROERD forma mais de três mil crianças em Vitória da Conquista

A história do jovem Tiago Marshal França Jardim, 15 anos, emocionou todos os presentes no auditório Complexo Mediterrâneo, em Vitória da Conquista, durante solenidade de formatura de 3.278 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), na última sexta-feira. O secretário da Segurança, Maurício Teles Barbosa, participou da cerimônia.

O pai viciado em drogas levou Vinícius, na época com 12 anos, para morar no aterro sanitário e coletar material para reciclagem. “Comia e bebia o que as pessoas me davam”, revelou o estudante que conheceu o PROERD na escola Municipal Paulo Freire. Hoje, o adolescente sonha em ser policial.

Quatorze jovens receberam medalhas e bicicletas novas, por terem produzidos as melhores redações abordando os perigos de uso de drogas lícitas e ilícitas. Tiago foi um deles. Jovens que celebram aniversário também ganharam presente. 

As aulas foram ministradas por policiais militares do Comando de Policiamento Regional (CPR) Sudoeste, em 16 escolas públicas das zonas rural e urbana, ao longo do primeiro semestre de 2019. “Este é um trabalho muito importante, pois educa as futuras gerações a ficarem longe do mundo das drogas, um dos principais problemas sociais da atualidade”, declarou Barbosa.

Vinícius Leite, 11 anos, participante do The Voice Kids, cantou uma paródia baseada na música ‘Dona Maria’, criada para a solenidade, acompanhado de Léo, mascote do programa, e dos policiais professores. Também assistiram à formatura o subsecretário, Ary Pereira de Oliveira; o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho; o comandante-geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão; e autoridades militares locais. Mais 4.600 crianças da região assistem aulas e devem concluir o curso no final do ano.

“Gostei muito de ter participado do programa. Aprendi que as drogas são terríveis, muito ruins mesmo para a nossa saúde. Pode até matar a gente!”. Foi assim que a aluna Olívia Maria Silva, 10, da Escola Municipal Zulema Cotrim resumiu o que aprendeu, de março a junho deste ano, durante as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Ao lado de quase 3.000 alunos de escolas da Rede Municipal, Olívia participou da cerimônia de certificação do programa nesta sexta-feira (2). Promovido pela Polícia Militar, em Vitória da Conquista, o Proerd conta com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, e atende crianças do Ensino Infantil e 5º e 7º ano do Fundamental.

Na oportunidade, o secretário de Educação, Esmeraldino Correia, foi homenageado como “Amigo do Proerd”

Atual secretário da pasta, Esmeraldino Correia, foi o tenente-coronel responsável por implantar o programa na cidade e coordenou, no interior da Bahia, a formação de instrutores. Representando o prefeito Herzem Gusmão, na solenidade, o secretário falou da satisfação de ver o Proerd beneficiar na cidade, desde 2004, em torno de 41 mil estudantes.

“Esse programa colabora ativamente para dignificar e estabelecer elos de compreensão sobre os efeitos das drogas e de resistência a elas e à violência entre as crianças que participam. Sinto-me feliz e honrado por ter implantado o programa em Vitória da Conquista”, enfatizou o secretário que, na oportunidade, foi homenageado como “Amigo do Proerd”.

Alunos foram reconhecidos por seu desempenho

Acompanhada por policiais, pais e professores, a cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, entre elas, o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa. “O programa não é simplesmente dizer não às drogas, é dizer sim à vida, à família, aos estudos. Tenho certeza de que tudo que vocês aprenderam aqui será levado para a vida de vocês, e levem também como ensinamento aos colegas”, reforçou Maurício.

Dezesseis escolas das zonas urbana e rural participaram da edição realizada pelo Proerd no primeiro semestre do ano. Além de certificados e medalhas por suas redações, alguns alunos foram presenteados com bicicletas.