fbpx

COELBA realiza ações de combate ao furto de energia na Região Sudoeste

Bom Jesus da Serra e Poções: 41 ligações irregulares

A Coelba realizou mais uma Operação Varredura de combate ao furto de energia nos municípios de Bom Jesus da Serra e Poções, no sudoeste baiano. Os técnicos da distribuidora percorreram áreas urbanas e rurais das duas cidades com, foco nas unidades residenciais ligadas à rede elétrica de forma irregular. Na ação, foram inspecionadas 47 unidades consumidoras e  41 delas foram autuadas com irregularidades.

Este ano, somente na região sudoeste, já foram feitas mais de 10 mil inspeções e normalizadas cerca de três mil unidades com ligações clandestinas. A energia recuperada nessas ações é suficiente para abastecer o município de Poções durante dois meses.

O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Como denunciar

Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantem um programa constante de inspeções. As denúncias podem ser feitas, de forma anônima, pelo telefone 116.