fbpx

IFBA apresenta a série Concertos Didáticos

Uma série de concertos acompanhados de bate-papos dos intérpretes com o público

O IFBA campus Vitória da Conquista apresenta “Concertos Didáticos”, uma série de concertos acompanhados de bate-papos dos intérpretes com o público. O projeto tem entre seus objetivos possibilitar a prática da apreciação musical e contribuir para a formação de plateia, além de divulgar a música de concerto, pouco presente hoje em dia na vida da maioria dos jovens. Isso reitera a função pedagógica e cultural da instituição, possibilitando um ensino público de qualidade.

O evento começa apresentando o pianista conquistense recentemente graduado pela Escola de Música da UFRJ Vladimir Gangussú Júnior. No mesmo concerto se apresentarão grupos camerísticos*, com a participação dos músicos Lucilene Fontes e Mateus Azevedo, na flauta, e Marcos Ferreira, no piano. O repertório é composto por obras de Bach, Beethoven, Brahms, Chopin, Guerra-Peixe, Piazolla, Rachmaninoff e Villa-Lobos.

Anualmente são realizados diversos concertos pelos corais residentes no IFBA. O piano de cauda do instituto, adquirido em 2012, tornou-se o único piano de concerto alocado em um espaço público apropriado na cidade. Por isso, desde sua aquisição, há a oportunidade de receber diversos músicos e grupos musicais de destaque nacional e internacional; entre eles, o Quarteto Metamorfosis e o Quinteto da Pós-Graduação da UFBA, as cantoras Érika Muniz e Déborah Cecília, respectivamente de São Paulo e Rio de Janeiro, além da flautista inglesa Jane Gilbert.

O primeiro concerto da série será realizado no dia 3 de outubro, às 19h, no Auditório do IFBA. A curadoria da programação é de responsabilidade do Prof. Dr. Marcos Ferreira.

*relativo à música de câmara.