fbpx

Inscrições abertas para projeto “Educar para Transformar” do MRV

Serão selecionados dez projetos de Organizações da Sociedade Civil

Serão selecionados dez projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em parceria com escolas da rede pública de ensino fundamental II e médio, cada um receberá um aporte de R$ 160 mil

O Instituto MRV lança nesta segunda-feira, 9 de setembro, o edital para a 7ª edição do programa Educar para Transformar, idealizado para promover transformações por meio da educação, estimulando aprendizados e mudanças culturais em seus públicos diretos e indiretos. O edital selecionará dez projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em parceria com escolas da rede pública de ensino fundamental II e médio para participarem do programa ao longo de dois anos. Cada um dos dez projetos receberá um aporte de R$ 160 mil.

As OSCs selecionadas atuarão em duas vertentes em paralelo: desenvolvimento de um projeto em parceria com uma ou mais escolas e criação de um produto ou serviço a ser desenvolvido para a própria OSC. Ao longo do percurso do programa, as organizações receberão visitas de um ou mais representantes do Instituto MRV que acompanharão presencialmente o desenvolvimento das atividades. Simultaneamente, serão realizadas capacitações à distância e acompanhamento da aplicação dos recursos.

O programa Educar para Transformar é um chamamento público de apoio a projetos que impactam positivamente a educação, buscando solucionar ou amenizar problemáticas sociais e promover transformação social nos mais diversos contextos. Realizado desde 2016, cada edição do programa propõe uma temática e desenvolve ações com prazos e recursos específicos. Até a 4ª edição, foram apoiados 20 projetos que impactaram mais de 80 mil pessoas em dez estados do Brasil. Ao longo de 2019 estão sendo acompanhados os projetos da 5ª e a 6ª edição, que acontecem simultaneamente.

 “O Instituto MRV acredita que a colaboração entre os participantes de um projeto, desde o levantamento de diagnósticos até o processamento de aprendizados, promove crescimento mútuo e potencializa os resultados”, afirma o presidente do Instituto, Eduardo Fischer. “Com 1% do lucro líquido anual da construtora, a instituição trabalha com programas, projetos e parcerias que contribuem para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua, e já impactou mais de 325 mil pessoas em cinco anos”, completa.

Segundo o executivo, o Instituto MRV apoiará iniciativas que promovam a escola como comunidade de aprendizagem por meio da interação entre estudantes, professores e gestão escolar. “Além da especificidade de cada foco, os projetos devem fortalecer o desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e habilidades ligadas ao relacionamento intrapessoal, interpessoal, valores e caráter”, explica Fischer.

Para que possam efetuar as inscrições no Educar para Transformar, as OSCs devem estar legalmente regularizadas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) ativo junto à Receita Federal; possuir, no mínimo, três anos completos de registro de CNPJ e Estatuto na data de 31 de agosto de 2019; estar em dia com suas obrigações legais, financeiras e fiscais; e possuir titularidade de conta corrente regular ativa para a transferência dos recursos. Podem participar OSCs de 55 cidades espalhadas por 20 estados, além do Distrito Federal.

Cada proposta inscrita será avaliada conforme três critérios: alinhamento com o foco de atuação; gestão; e sustentabilidade.  As inscrições podem ser feitas no site http://educarparatransformar.institutomrv.com.br/edital, até às 17h do dia 18 de outubro de 2019.

 Sobre o Instituto MRV

O Instituto MRV, fundado em 2014 pela maior construtora da América Latina, tem o objetivo de promover a transformação social por meio de projetos que estimulam o desenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem em comunidades em situação de vulnerabilidade social. Com 1% do lucro líquido anual da construtora, a instituição trabalha com programas, projetos e parcerias que contribuem para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua, e já impactou mais de 325 mil pessoas em cinco anos.