fbpx

Dia dos Professores: A pedagogia do encantamento levada para as salas de aula

Texto e imagens: Secom PMVC

De touca e copos coloridos na cabeça, professora dá aula de criatividade

“Tudo o que é trabalhado com encantamento, com amor, faz diferença”, destacou a professora Lilian Leal.

Melhorar e mudar a vida de seus alunos por meio da educação é a missão assumida pelos professores da Rede Municipal de Ensino. Para atingir essa meta, a professora Lilian Leal transforma-se em princesa, borboleta, palhaço ou na menina maluquinha, contagiando a todos.

Lilian é professora das turmas de 2º ano da Escola Municipal Zulema Cotrim e faz parte da Rede Municipal de Ensino há pouco mais de dois anos. Ela reconhece o trabalho do Governo em aprimorar a qualidade da educação por meio dos materiais pedagógicos adquiridos e das formações. “Esse trabalho é magnífico, porque tudo que eles trazem é para somar, mostrando a vontade da transformação”, assegurou.

“Fico honrada por ser professora”, assegurou Lilian

Ainda segundo a professora, os resultados desses investimentos já são perceptíveis: “a cada dia, a gente vê a vitória de uma alfabetização letrada. De meninos que leem e entendem o que estão lendo porque alfabetizar não é só você saber ler, é você entender o mundo. Fico muito feliz com os resultados dos meus alunos”.

Filha de professores, Lilian fala da sua paixão por ensinar. Neste 15 de outubro, dia do professor, ela conta emocionada o que a sala de aula representa em sua vida: “tenho o privilégio de ser professora e de ser professora da rede. Essa é uma profissão muito digna. Ela é uma vocação, pois o professor é o grande exemplo dessa juventude. Fico honrada por ser professora. Acredito na pedagogia do encantamento porque tudo o que é trabalhado com encantamento, com amor, principalmente, com as crianças – pessoas em formação – faz diferença”, destacou a professora. Para ela, muito mais do que só passar o conteúdo formal, o professor deve tocar o coração do aluno e “plantar a sementinha do respeito, da admiração e da autoestima”.

Além de Lilian, mais de 1800 professores compartilham o conhecimento em salas de aulas na Rede Municipal. Para esses profissionais, o secretário de Educação, Esmeraldino Correia, deixou a seguinte mensagem: “o professor é o elo maior, é quem constrói pontes para a cidadania e para mudar uma realidade. E nós, em Vitória da Conquista, com os professores, estamos trabalhando arduamente para edificar através das crianças, alfabetizando-as, dando a elas uma nova oportunidade. Parabéns professor pelo seu dia!”.