Em iniciativa pioneira Governo Municipal entrega 100 mil mudas de palmas

Texto e imagens: Secom PMVC

100 mil mudas de palmas forrageiras foram entregues através do Programa “Palmas para Conquista”

“Palmas para Conquista”. Para 20 agricultores locais, essa frase tem dois significados: o recebimento de 100 mil mudas de palmas forrageiras do Programa de Convivência com o Semiárido e a felicitação à Prefeitura de Vitória da Conquista pela iniciativa inédita na Bahia.

“Estou muito satisfeito. Eu não só aprovo como parabenizo a Prefeitura pela grandiosidade desse projeto. Conquista está de parabéns e saindo na frente”, esboçou seu contentamento o produtor de São Sebastião, Robson Luís Teixeira (53). Agricultor há 32 anos, ele já tinha um hectare de palmas plantadas e com essas mudas terá mais três hectares. Outro produtor rural otimista com o cultivo foi Flávio Prado Gama (39), do povoado do Simão: “Consegui essas 5 mil mudas e vamos plantar daqui a oito dias. Espero ter um grande crescimento. Estou com uma expectativa muito grande. Ano que vem quero expandir minha área”.

O ato de entrega dos primeiros lotes de mudas de palmas foi realizado na manhã desta sexta-feira (25), na fazenda do Programa de convivência com o semiárido: Palmas para Conquista, localizada na região de Quatis dos Fernandes. A prefeita Irma Lemos, membros do Governo Municipal e representantes de instituições parceiras* se fizeram presentes no evento onde 20 agricultores receberam 5 mil mudas, cada um.

“Sou da Zona Rural e sei bem como esse programa é bom para o município, pois está mais do que provado de que o produto certo da região é a palma. Hoje aqui é festa, é alegria”, declarou a gestora. Irma Lemos ainda agradeceu aos parceiros do programa: “É muito importante para Prefeitura de Vitoria da Conquista uma parceria de tecnologia para zona rural como essa com o Sebrae. Agradecemos também à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap-BA) e aos apenados, que ao receberem seu alvará, vão sair capacitados no cultivo intensivo dessa plantação. Palmas para Conquista”.

Um dos requisitos para entrega das mudas foi a participação no curso de formação tecnológica do cultivo intensivo de palma, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo o coordenador municipal de Promoção da Agricultura Familiar, Reuber Matos, até o fim do ano, cerca de dois milhões de mudas serão distribuídas.

Reeducandos do “Começar de Novo” também receberam o certificado de formação

*Além da prefeita, estiveram presentes o gerente adjunto do Serviço, em Vitória da Conquista, Lívio Muniz, o diretor do Presídio Nilton Gonçalves, Alessandro Silva, a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, o secretário de Finanças, Jonas Sala, o secretário de Agricultura, Gilmar Ferraz, e o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.