fbpx

Evento gratuito impulsiona desenvolvimento da ciência e tecnologia

Texto e imagens: Leo Pereira. Ascom UniFTC

Semana Nacional de Ciências e Tecnologia

Entre os dias 21 e 26, a UniFTC de Vitória da Conquista será palco de atividades sobre Bioeconomia e Pesquisa Científica. Programação conta ainda com lançamento da Maratona de Ideias.

Setor que já movimenta mais de USD 2 trilhões, a Bioeconomia vai movimentar também a pauta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC). Seguindo a orientação do órgão e com o apoio do CNPq e da FAPESB, a Rede FTC promove a 5ª Semana de Tecnologia e Ciências (SETEC) entre os dias 21 e 26 de outubro em todas as suas unidades. “Impulsionar seus estudantes a buscar soluções para os problemas enfrentados globalmente e em suas comunidades precisa ser um compromisso de toda Instituição de Ensino e a responsabilidade social, na FTC, é uma missão ”, diz a professora Mabel Esteves, coordenadora da SETEC.

Com a programação totalmente gratuita, a SETEC prevê a integração da comunidade acadêmica no desenvolvimento, divulgação e popularização da ciência. Em Vitória da Conquista, além das palestras e exposições, a comunidade vai poder participar de oficinas sobre temas diversos. Entre elas, estão as de introdução à robótica, fotografia publicitária, instalações hidráulicas, empreendedorismo, avaliação nutricional, etc.

A abertura oficial do evento, contou com a participação do Reitor Professor Aureliano Tavares e da Coordenadora de Iniciação Científica Professora Rita Tagliaferre (foto). Os temas abordados durante a primeira noite foram: Uso sustentável de água na agricultura e Consumo consciente de alimentos. Para conferir a programação completa, confira o site da V SETEC http://bit.ly/ftc-setec

Maratona de Ideias

No sábado (26), acontece também a primeira Maratona de Ideias, um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia (NITE) da Rede FTC. Em sua estreia, a Maratona terá o tema “Eu movimento minha cidade” e trará desafios para os estudantes presentes. “A proposta é mobilizar estudantes de todas as unidades a trabalhar suas habilidades e conhecimentos para apresentar soluções inovadoras para problemas de suas comunidades”, explica Fabrício Oliveira, Coordenador do NITE.

A iniciativa, que acontece dentro da programação da SETEC, também vai integrar alunos do ensino médio que terão a oportunidade de conhecer o universo de uma Instituição de Ensino e participar dos desafios. Os alunos da FTC e das escolas convidadas se dividirão em grupos para buscar a inovação e a criatividade necessárias para que uma boa ideia seja uma verdadeira revolução.

O evento será realizado em 2 etapas. A primeira ocorrerá localmente em cada unidade da Rede FTC. Ao final, uma comissão julgadora irá escolher três projetos. Os colocados em 1º lugar de todas as unidades participarão da 2ª etapa, concorrendo com os mais bem colocados em toda a Rede FTC. A etapa final vai acontecer também na Unidade Salvador, com a presença dos diretores compondo a mesa de jurados.

Programação disponível em http://bit.ly/ftc-setec