fbpx

Policlinica: falta de pagamento suspende atendimento a conquistenses

Prefeito de Itapetinga Rodrigo Hage e Herzem Gusmão Prefeito de Vitória da Conquista. Foto: Secom PMVC.

Prefeitos não honram pagamentos contratuais

O Presidente do Consórcio da Policlínica de Conquista, o prefeito José Tigre, o Quinho, anunciou a exclusão do atendimento a pessoas de Vitória da Conquista e de Itapetinga, porque os prefeitos Herzem Gusmão e Rodrigo Hage não estão honrado com os pagamentos contratuais.

Em sua justificativa o Prefeito Herzem Gusmão diz que não está pagando porque está sem dotação orçamentária. Mesma explicação de Rodrigo Hage.

Em 12 de setembro, outra inadimplência da Prefeitura de Vitória da Conquista na área da Saúde envolve a Santa Casa de Misericórdia, que alega que a prefeitura tem contas a pagar na casa. “A nossa Santa Casa está com demissões porque não recebe os pagamentos da prefeitura.

Na oportunidade estiveram presentes a presidente da comissão, Viviane Sampaio, e os vereadores Cícero Custódio e Valdemir Dias, que se reuniram com o administrador da entidade, Paulo Gadas, com o diretor médico, Dr. Sandro Bahia, e a diretora-técnica, Drª Carolina Oliveira.
Os diretores da Santa Casa relataram que há um atraso de três meses no repasse do SUS pela prefeitura e isso resultou numa paralisação parcial dos médicos e na suspensão de atendimentos de atenção básica, porém toda a rede de suporte de emergência foi mantida.
Paulo afirmou que houve uma reunião com o prefeito Herzem Gusmão (MDB) e ficou definida que a regularização do pagamento será feita nos próximos dias – já que 74% do orçamento da Santa Casa é para atendimentos no Sistema Único de Saúde.

Numa visita surpresa, a Comissão de Saúde da Câmara, flagrou o deposito de medicamentos mantido pela Prefeitura com estoques de remédios vencidos que vinham sendo distribuídos à população. O assunto ganhou repercussão nacional.

Durante a Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, na noite de 25 de setembro, no distrito de São João da Vitória (Batuque), a vereadora Viviane Sampaio apontou que, em reunião com o secretário municipal de Saúde, Alexsandro Costa, foi confirmado que a prefeitura está em débito com o consórcio que administra a Policlínica Regional de Saúde.

“Realmente nós vivemos uma crise na saúde pública de Vitória da Conquista”, disse ela. “Eu quero dizer que infelizmente esse troca-troca dos secretários municipais de Saúde causou um prejuízo extremamente grande”, disse a parlamentar. “Nós ouvimos também naquele momento, que realmente o município está devendo ao Consórcio Intermunicipal de Saúde os repasses tanto da taxa administrativa, quanto o valor dos procedimentos que foram pactuados pelo município porque não foi providenciado em tempo hábil um projeto de lei para dotar a unidade orçamentária a fim de que garantisse esse repasse”, disse Viviane.

A vereadora acusou ainda a prefeitura de não disponibilizar à população conquistense, todos os exames aos quais ela tem direito. “Pior do que o não pagamento, é o município ter à sua disposição 3.600 exames e consultas e Vitória da Conquista não ter conseguido regular sequer mil exames, ou seja, 2.600 exames ficaram sem ser regulados pela Secretaria Municipal de Saúde, não por falta do exame na Policlínica, mas por falta de gestão municipal”, analisou Viviane Sampaio. 

Durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista desta quarta-feira, 02, a vereadora Viviane Sampaio atribuiu a suspensão dos atendimentos da Policlínica para a população conquistense à “má gestão” do Governo Herzem. “Essa suspensão que foi feita de Vitória da Conquista e Itapetinga é prevista contratualmente. É uma inadimplência do município de Vitória da Conquista”, explicou ela. “Isso prova mais uma vez que é uma má gestão”, disparou a líder da Bancada de Oposição.

A respeito das justificativas apresentadas pelo Governo Municipal, Viviane disse ser costumeiro da parte do prefeito Herzem Gusmão não assumir suas responsabilidades. “Infelizmente o prefeito de Vitória da Conquista tenta, todas as vezes que se instala uma crise no município, colocar a culpa em outrem”, disse Sampaio. 

O vereador Valdemir Dias disse que a Prefeitura de Vitória da Conquista passa por uma séria dificuldade financeira e que o prefeito gasta mal, investe muito mal e inverte prioridades no orçamento público.

Valdemir disse que existe um caos na saúde do município com a Policlínica suspendendo atendimentos, demissões na Santa Casa de Misericórdia, postos de saúde sem material e, além disso, a prefeitura operando o lote do sistema de transporte público deficitário já que o arrecadado com as passagens do lote não estão pagando as despesas da Viação Rosa.

Segundo o parlamentar, a prefeitura está pagando 500 mil reais por mês para manter o sistema de transporte funcionando e isso tem gerado um descaso total da gestão pública, resultando em reajuste zero para o servidor público, cortes sem aviso no adicional de insalubridade dos servidores da Secretaria de Serviços Públicos.

Por fim, o vereador disse que a prefeitura passa por dificuldade pela falta de capacidade administrativa do gestor e afirmou que o governo não pensa nas pessoas pobres que precisam de consultas e do transporte escolar da Zona Rural.

Já o vereador David Salomão afirmou que o prefeito faz tudo que a constituição não permite, “faz e deixa ver o que acontece e o judiciário fica só assistindo”, lamentou. Ele disse ainda que uma criança morreu esperando por uma vaga na UTI e que mesmo com liminar judicial, não foi atendida. “A responsabilidade é solidaria. Estado, Município e União, todos têm a responsabilidade de fazer”. Completou dizendo que o prefeito está mais interessado em “tomar R$ 60 milhões emprestados para comprometer as contas públicas”.

O parlamentar cobrou mais investimentos na saúde da cidade. “Saia na rua e precise de uma vaga de UTI para ver se você não precisa ligar para um monte de gente. O que um prefeito de verdade faria para uma criança precisando de UTI? Ligaria para o governador, para o secretário e cobraria, aí sim, ele se isentava da responsabilidade”.

Enquanto isso, o vereador Sidney Oliveira agradeceu os colegas parlamentares pela aprovação de dois projetos de lei de sua autoria, um de 2015, que institui a Semana de Conscientização dos Direitos dos Animais em Vitória da Conquista, e outro de 2017, que institui o Dia do Protetor dos Animais em 04 de outubro.

O vereador anunciou ainda que neste sábado estará com sua equipe na Praça 9 de Novembro, a partir das 8h, conscientizando e distribuindo panfletos para a população para conscientizar o público sobre os direitos dos animais e convidou a todos para comparecerem também na audiência pública que será realizada neste mês sobre a violência aos animais. É mole?