fbpx

UESB realiza tratamento multiprofissional de lesão medular

Da emergência à reintegração social

Quando pessoas de diferentes áreas se unem em prol de uma causa, a chance de obter sucesso é muito maior do que quando são realizadas atividades isoladas. Isso é o que traz o Projeto de Extensão “Tratamento multiprofissional do paciente com lesão medular: da emergência à reintegração social”. Reunindo as áreas de Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia, o Projeto desenvolve atividades que buscam prestar um serviço de atenção integral de assistência à pessoa com lesão medular. A ação ainda conta com a colaboração dos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde – Urgência e Emergência.

A lesão medular é um dano sofrido na medula espinhal ou nos nervos localizados na extremidade do canal espinhal. De acordo com a coordenadora do Projeto, professora Karla Rocha Pithon, do Departamento de Saúde 1 (DS1), o atendimento prestado “perpassa pela Fisioterapia, que realiza a reabilitação funcional, pela Enfermagem, que atua nas orientações quanto às complicações vesicais e recuperação das úlceras por pressão, e pela Farmácia, que exerce orientações sobre o uso de fármacos”. Além do serviço de assistência ao paciente, também é promovida a orientação aos familiares sobre os cuidados que devem ser tomados.

A proposta do Projeto é também possibilitar que os alunos dos cursos envolvidos aprofundem seus conhecimentos em relação à temática abordada, a partir de discussões de casos clínicos, seleção de instrumentos para avaliação e elaboração de ficha de avaliação. Além dos atendimentos, estão previstas a realização de uma mesa-redonda e uma ação com os agentes comunitários de uma Unidade Básica de Saúde do município de Jequié.

As orientações e os cuidados disponibilizados a partir da realização do Projeto contribuem, de forma direta, para a melhoria na qualidade de vida das pessoas envolvidas na ação, que está acontecendo desde agosto deste ano. Os atendimentos acontecem às segundas e quartas-feiras, no turno vespertino, na Clínica Escola de Fisioterapia, localizada na Avenida Radial Dois, s/n, Bairro Jequiezinho, em Jequié.