fbpx

Fazenda experimental da PMVC é pioneira no cultivo do umbu gigante

Texto e fotos: Secom PMVC

Um dos 730 umbuzeiros cultivados na fazenda experimental da Prefeitura. A maioria delas na variedade umbu “gigante”

A Prefeitura Municipal desenvolve o projeto com o propósito de incentivar a produção regional da cultura do umbu.

A Secretaria de Agricultura (Semagri) mantém na região, próxima ao Distrito de Bate-pé, a cerca de 30 quilômetros da sede municipal, a fazenda experimental da Pedra Mole. Criada no ano de 2007, através de uma parceria entre Prefeitura e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a fazenda possui, em seus 10 hectares, 730 pés de umbu, mantidos e cultivados pela Semagri.

Originária do semiárido brasileiro, a espécie Spondias Tuberosa, popularmente conhecida como umbuzeiro, produz um fruto de polpa doce, aromática e rica em vitamina C. Além disso, sua raiz pode armazenar até mil litros de água em seus tubérculos. Por essa característica, a planta foi mencionada pelo escritor Euclides da Cunha, em sua obra “Os Sertões” – que retrata a Guerra de Canudos, como: “a árvore sagrada do sertão”.

A raiz da planta que, adulta, pode armazenar até mil litros de água em seus tubérculos

Apesar da resistência da planta, capaz de suportar os climas mais áridos da caatinga, o umbuzeiro corre risco de extinção devido à falta de procura por parte da maioria dos agricultores.”A principal dificuldade que a cultura do umbu encontra é que os produtores tendem a optar pela criação de rebanhos, que consomem os brotos, dificultando o desenvolvimento da planta”, explica o agrônomo da Prefeitura, Dilermando Moraes. Segundo ele, o projeto de produção da fazenda experimental em Vitória da Conquista é pioneiro no Brasil. “Aqui na Pedra Mole, desenvolvemos um trabalho de plantio, com um viveiro de mudas para a distribuição, principalmente da variedade “umbu gigante”, cujo fruto chega a ser dez vezes maior que as demais variedades”, explica.

Mudas de umbuzeiro são produzidas pela Prefeitura em um viveiro na fazenda experimental Pedra Mole

O coordenador de agricultura, Eduardo Castro, relata que um umbuzeiro pode ser uma importante fonte de renda, sobretudo para um pequeno produtor. “O umbu é um fruto muito apreciado, cada vez mais presente em grandes centros urbanos e a variedade gigante, por proporcionar frutos maiores, geram um incremento ainda maior na produção por cada planta”, garante. Ele acrescenta que o produtor que desejar obter mudas, poderá pedir na própria Secretaria, “basta que o produtor interessado nos solicite as mudas, que iremos disponibilizar ainda uma consultoria sobre o manejo da planta, desde o plantio até a colheita”.

Após a colheita, feita entre os meses de janeiro e fevereiro, os frutos das 730 árvores são destinados à Secretaria Municipal de Educação onde são inseridos na produção de sucos que servem como complemento à merenda escolar dos alunos da rede municipal de ensino.

Projeto de ressocialização de apenados atende à fazenda experimental da Prefeitura – O projeto Começar de Novo, da Prefeitura Municipal, promove, desde 2018, a ressocialização de apenados através do trabalho. O projeto, oferece a detentos do regime semiaberto uma oportunidade e, em troca, têm os dias trabalhados comutados à pena.

Neste mês, a fazenda Pedra Mole passou a contar com o trabalho dos detentos que, além de desempenhar atividades laborais, aprendem a cultivar e a produzir mudas. “Além de dar uma nova chance na vida dessas pessoas, a Prefeitura ainda permite a eles que aprendam um ofício, o que pode significar uma fonte de renda no futuro”, finaliza Eduardo.