fbpx

Projeto da Uesb auxilia cuidadores de pessoas com Alzheimer

Texto e imagem: Ascom UESB

À medida em que a população mundial envelhece, os casos de demência também crescem e o tipo mais comum é o Alzheimer. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 150 milhões de pessoas serão afetadas com algum tipo de demência até 2050. Essa realidade demonstra a necessidade da construção de estratégias que auxiliam na convivência com pessoas que sofrem com a Doença de Alzheimer (DA).

Traçar essas estratégias como uma modalidade de cuidado voltada para os familiares de pessoas com Alzheimer é o objetivo do Grupo de Ajuda Mútua para Familiares Cuidadores de Pessoas com Doença de Alzheimer (GAM), projeto de extensão da Uesb. Fundado em 2008, o grupo é um espaço de união e fortalecimento de laços entre profissionais da saúde, docentes e estudantes de áreas afins, na perspectiva de promover a articulação do ensino, da pesquisa e da extensão.

Segundo uma das coordenadoras do GAM, professora Luana Machado, o grupo cria uma rede de suporte social para os cuidadores, fortalecendo o relacionamento interpessoal por meio do conhecimento das vivências de cuidados à pessoa com Alzheimer. “Mais de 50 famílias já foram atendidas pelo grupo. Alguns familiares, mesmo após a morte da pessoa com Alzheimer, permanecem no grupo para auxiliar e compartilhar sua experiência com outros cuidadores”, relata a docente.

Além disso, os integrantes do projeto discutem o conhecimento científico veiculado sobre a temática e, a partir das experiências no grupo, desenvolvem produções científicas, cujos resultados retornam, de forma prática, para o aperfeiçoamento das ações do grupo. Os encontros do GAM acontecem no Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas do Envelhecimento (Ciepe), no campus de Jequié.

O grupo está em processo de expansão dos encontros para Unidades Básicas de Saúde do município, com o intuito de possibilitar o atendimento de um maior número de pessoas. Novos grupos já foram implantados na Unidade Doralize Vidal (Joaquim Romão/Caixa D’água) e na Unidade João Carichio (Amaralina). Para mais informações sobre o GAM, entre em contato com o Departamento de Saúde 2 do campus de Jequié pelo telefone (73) 3528-9623 ou com o Ciepe pelo número (73) 3528-9715.