fbpx

SAMU 192 realiza mais de 13 mil atendimentos em 2019 e tem 4 veiculos renovados

É na corrida contra o tempo para prestar os primeiros socorros a quem esteve com a saúde em situação vulnerável que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 Regional realizou em 2019 o total de 13.495 atendimentos decorrentes dos chamados da população conquistense.

Foi também no ano de 2019 que o SAMU Regional teve três veículos da frota – composta por uma Ambulância de Suporte Avançado e 4 Unidades de Suporte Básico -, renovados pelo Ministério da Saúde, para garantir a otimização do tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos hospitais de referência. “A renovação da frota ajudou bastante, porque os carros antigos acabam sucateando muito rápido e precisam de manutenção, já que eles rodam 24 horas por dia. A população está crescendo cada vez mais e esse foi um avanço de 2019: poder contar com as cinco ambulâncias rodando em tempo integral”, afirma Gileaide Santana, coordenadora do SAMU 192.

Texo e imagens; Secom PMVC

Ainda segundo informações da coordenadora, no início deste ano de 2020 o serviço vai receber mais uma ambulância do Ministério da Saúde para renovação de frota. Nesse sentido, a frota de Unidades de Suporte Básico estará operando na cidade com carros novos.

Durante o ano passado, foram 345.180 ligações recebidas pelo serviço que conta com uma equipe de quatro atendentes que identificam a queixa do paciente e transferem para o médico regulador de forma que ele possa orientar e avaliar a gravidade de cada caso para, assim, acionar o operador de frota que vai encaminhar a equipe de atendimento ao local da ocorrência.

Além de atender os moradores de Vitória da Conquista, o SAMU Regional presta cobertura para mais 11 cidades do entorno: Itororó, Macarani, Jânio Quadros, Belo Campo, Poções, Cândido Sales, Itambé, Anagé, Maetinga, Itapetinga e Condeúba.

Do total de ligações recebidas pelo SAMU durante o ano, 24.940 delas foram trotes. Apesar do número ser alto, a coordenadora do SAMU 192 destaca que houve uma redução de 25%, se comparado ao ano de 2018, em que foram registradas 31.535 ligações falsas. “Nas palestras que realizamos, temos orientado a população quanto à questão do trote; orientamos as crianças nas escolas e em todo lugar que a gente vai. Quando a gente está ouvindo um trote, deixamos de ouvir quem realmente está precisando de socorro”, alerta Gileiade.

O SAMU 192 tem realizado diversas palestras e capacitações com a população

O SAMU 192 conta também com uma equipe de profissionais do Núcleo de Educação Permanente (NEP) que desenvolveu ao longo de 2019 mais de 100 capacitações de primeiros socorros em escolas, empresas, condomínios, bases descentralizadas, unidades básicas de saúde, UPA e Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com informações da coordenadora, para este ano de 2020, serão feitos mais avanços na área de educação. A proposta do SAMU 192 é realizar um projeto, em parceria com a Secretaria de Educação, nas escolas do município para agregar ao calendário escolar as capacitações de Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros.