fbpx

SAMU 192 Vitória da Conquista recebe nova ambulância

Texto e imagem: Secom PMVC.

Boa notícia! O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) recebeu do Ministério da Saúde uma nova ambulância para otimizar ainda mais a rotina de atendimento à população. Agora, a frota de suporte básico está operando em Vitória da Conquista com todos os veículos novos.

O serviço conta hoje com 1 Unidade de Suporte Avançado (USA) e 4 Unidades de Suporte Básico (USB), que foram renovadas pelo Ministério da Saúde – três delas foram substituídas no ano de 2019 e a última chegou nesta quinta-feira (16). A equipe preparou a ambulância logo cedo e já começou a circular na cidade atendendo as ocorrências.

“Isso nos ajuda porque quando a ambulância é mais velha, mais utilizada, a gente tem que fazer outros tipos de manutenção. E o carro novo não, pois só precisamos parar pela manhã para fazer a manutenção preventiva – que é troca de óleo, filtro, pastilhas – e no fim da tarde o carro já está rodando novamente”, explica Gileaide Santana, coordenadora do SAMU 192.

A coordenadora ainda afirmou que a renovação da frota ajuda a manter todas as 4 Unidades de Suporte Básico em atividade constante, “que é o que preconiza a portaria: de manter uma USB para cada 100 mil habitantes do município. Hoje temos as quatro novinhas e isso é bom demais pra gente! A expectativa é de que ainda neste ano seja renovada também a Unidade de Suporte Avançado (USA) do serviço”, comemora.