fbpx

Vitória da Conquista em estado de alerta: previsão de fortes chuvas

Texto e imagens: Secom PMVC

 

Vitória da Conquista está em Estado de Atenção, de acordo com boletim divulgado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) nesta quarta-feira (22). A medida se deve à previsão de fortes chuvas, durante as próximas 24 horas, em toda a faixa centro-sul e litoral leste da Bahia.

Regiões da Bahia estão em Estado de Atenção e de Alerta. Fonte: Inema

De acordo com o boletim, as chuvas podem ocorrer de forma isolada, ou acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, principalmente na área litorânea. Nas áreas urbanas, há altos riscos de deslizamentos e alagamentos.

A Defesa Civil pede que a população verifique se seus imóveis apresentam alguma rachadura ou telhados frágeis, para, se necessário, executar ações preventivas. Além disso, é importante depositar o lixo apenas em locais adequados, pois o depósito irregular pode causar a obstrução dos canais de drenagem e bocas de lobo, impedindo a vazão das águas e ocasionando alagamentos.

A equipe da Defesa Civil está disponível 24 horas por dia para atender qualquer tipo de ocorrência da população. Para isso, basta ligar para o número 199.

A Marinha do Brasil distribuiu a seguinte Nota Oficial na tarde desta quarta-feira:

“MARINHA DO BRASIL

DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO NOTA À IMPRENSA

Niterói, RJ. Em 22 de janeiro de 2020.

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), participa que devido à formação de um ciclone subtropical, em alto-mar, entre o Norte do estado do Rio de Janeiro e o Sul do estado do Espírito Santo, são esperados ventos com direção de Nordeste a Norte e intensidade de até 87 km/h (47 nós) em alto-mar, entre o estado do Espírito Santo, ao Norte de Vitória (ES) e o estado da Bahia, ao Sul de Caravelas (BA), entre o dia 23 pela manhã e o dia 25.

Também são esperados ventos com direção de Nordeste a Norte e intensidade de até 61 km/h (33 nós) em alto-mar, no estado da Bahia, entre as cidades de Caravelas (BA) e Ilhéus (BA), entre o dia 23 pela manhã e o dia 25 pela manhã. Os ventos poderão provocar agitação marítima resultando em ondas de Nordeste a Norte e altura entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar, entre o estado do Espírito Santo, ao Norte de Vitória (ES) e o estado da Bahia, ao Sul de Caravelas (BA), entre o dia 23 pela manhã e o dia 25.

Também é esperada agitação marítima resultando em ondas de direção Sudeste a Leste com altura entre 3,0 e 3,5 metros em alto-mar, entre o estado de Santa Catarina, ao Norte de Laguna (SC) e o estado de São Paulo, ao Sul de Santos (SP), entre o dia 24 pela manhã e o dia 25 pela madrugada. Além disso, há condições favoráveis à ocorrência de ressaca entre as cidades de Laguna (SC) e São Francisco do Sul (SC), com ondas de direção Sudeste a Leste de até 2,5 metros, entre o dia 23 à noite e o dia 24 à noite.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https:// www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR). Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente www.marinha.mil.br Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.”

Contato: Assessoria de Comunicação Social da Diretoria de Hidrografia e Navegação”. Área de Imprensa: https://www.marinha.mil.br/dhn/comunicao Tel.: (21) 2189-3387. E-mail: dhn.comunicacaosocial@marinha.mil.br