fbpx

Especialista mostra maneiras inovadoras de deixar seus cabelos mais fortes

Cabelos longos precisam de força para crescerem bonitos. Cabelos curtos precisam de força para brilharem. Seja qual for seu estilo de madeixa, conseguir um cabelo forte deve ser uma prioridade na sua rotina de tratamentos e a realidade é que não há atalhos para fios mais fortes. O processo é metódico e leva meses. De tratamentos de condicionamento passando por uma dieta saudável, a esteticista Lúcia Oliveira conta algumas maneiras de transformar o seu cabelo.

Apare as pontas com regularidade

“Quando você apara as pontas, mal vê cabelos no chão. É muito diferente de um corte normal, já que preserva o comprimento, eliminando as pontas duplas causadas por danos ambientais, como estresse físico ou ferramentas quentes”, conta Juliana. Se deixados por conta própria, essas pontas duplas podem se estender pelo comprimento do cabelo, fazendo com que ele fique fraco. Se você esperar tempo demais para aparar as pontas, acabará tendo que cortar mais do que o previsto porque o dano terá se espalhado. O ideal é apará-as ao menos três vezes no ano.

Faça um tratamento semanal

Os especialista são unânimes em concordar que um tratamento semanal de condicionamento profundo é inegociável para todos os tipos de cabelo, mas principalmente se o cabelo for fino, encaracolado ou tingido. Quanto à aplicação, preste atenção especial às pontas, já que elas são a parte mais antiga e seca do seus fios e, por isso, são mais finas e quebradiças. A incorporação de tratamentos à sua rotina de estilo do dia-a-dia é outra maneira discreta de fazer mágica.

Limpe com atenção e cuidado

A limpeza é a base de qualquer rotina de cuidados com os cabelos e deve começar antes mesmo de você pôr os pés no chuveiro, umedecendo os fios por 10 minutos em um tônico protetor pré-lavagem. O produto deixará uma película protetora para que o shampoo não retire a umidade. Quando se trata de escolher um xampu e um condicionador, ou co-lavagem, procure fórmulas sem sulfato que não sejam tão secas para preservar a umidade. Faça uma massagem no couro cabeludo enquanto ensaboa para aumentar o fluxo sanguíneo e estimular os folículos capilares que promovem crescimento.

Experimente suplementos

A biotina é a principal opção quando se pensa em suplementos capilares, mas a maioria das pessoas já consome biotina suficiente em sua dieta. Em vez disso, prove BioSil, que contém ch-OSA, uma combinação de nutrientes e minerais essenciais que, clinicamente, aumenta a espessura do cabelo, tornando-o mais resistente e brilhante. Para ajudar no combate à queda dos fios, invista em antioxidantes como o resveratrol.

Recalibre sua dieta

A dieta mais saudável para o seu cabelo é a dieta mais saudável em geral – baseada em alimentos reais e integrais e principalmente baseada em vegetais. Alimentos ricos em ferro, zinco e vitamina C, vitaminas do complexo B e ômega-3 são mais comumente associados a cabelos mais fortes e longos. A pequena lista de alimentos recomendados pelos especialistas inclui ostras, feijão e ovos para obter proteínas (o “bloco de construção” do cabelo); pimentão e verduras escuras e folhosas para vitamina C; e sementes de cânhamo e salmão selvagem para gorduras ômega-3.