fbpx

Projeto baiano vence o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo

Foto: Uol

Voltado a reciclagem de fardamento militar, o projeto Mili Eco figurou entre os vencedores de um dos principais prêmio de sustentabilidade do Brasil

CURITIBA, 10/02/2020 – Foi realizada, em Curitiba, a cerimônia de premiação da 13ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, uma das celebrações mais relevantes do segmento no país. O evento, uma iniciativa do ISAE Escola de Negócios, reconheceu ideias que colaboram para que a sociedade fique atenta a ações mais conscientes, sustentáveis e, consequentemente, para que as pessoas vivam em um mundo melhor.

Neste ano, o prêmio foi ainda mais especial, pois teve como tema “Ozires Silva”, seu grande inspirador. Ao todo, a etapa final da 13ª edição do prêmio contou com 48 projetos de diversas regiões do Brasil. Os finalistas representavam ideais de empreendimento sustentável desenvolvidos nas categorias Empreendedorismo Social, Empreendedorismo Ambiental, Empreendedorismo Econômico e Empreendedorismo Educacional, com subdivisões em três diferentes modalidades: Empresa (pequeno, médio, grande porte), Estudante e Pessoa Física.

Um dos destaques da premiação ficou com a vitória do projeto Mili Eco – Reciclagem de Fardamento Militar pela Paz e Sustentabilidade, que conquistou a categoria Empreendedorismo Ambiental. A iniciativa, liderada pela soldado da Polícia Militar do Estado da Bahia Adjaneara Conceição Costa, garante o descarte e reaproveitamento adequado ao fardamento militar fora de uso. “Na Bahia há 35 mil policiais militares em atividade e mais 15 inativos, e nós começamos a perceber a necessidade de possibilitar um descarte seguro e que não representasse uma agressão ao meio ambiente, já que as fardas não podem ser reaproveitadas por civis, e são feitas com tecidos de alta resistência que levam cerca de 30 anos para se decompor no meio ambiente.”, explica a soldado Adjaneara Conceição Costa. “A partir daí nós começamos a pensar em possíveis soluções e desenvolvemos o projeto que hoje transforma esse fardamento em outras peças de utilidade como mochilas, bolsas, bonecas e brinquedos educativos para crianças”, completa.  

Os projetos foram analisados por uma banca julgadora especializada em áreas específicas e de mercado. “Ficamos muito satisfeitos com o nível dos trabalhos inscritos. O Prêmio Ozires Silva se consolidou como uma das mais importantes premiações do Brasil quando o assunto é empreendedorismo sustentável. Daqui saíram cases que estão ganhando o país, e isso nos deixa muitos orgulhosos”, comenta o presidente do ISAE Escola de Negócios, Norman de Paula Arruda Filho. Além dos prêmios tradicionais, o Prêmio Ozires Silva homenageou lideranças paranaenses que contribuíram para a inovação, desenvolvimento e que projetaram o Paraná no cenário nacional e internacional: Andrea Koppe, João Castilho, Reinhold Stephanes e Jaime Lerner. Para completar, o professor Paulo Roberto Motta, presidente da Academia Brasileira de Ciência da Administração, foi homenageado pela sua dedicação ao magistério e atuação que colabora para o desenvolvimento de importantes setores da administração pública brasileira.

Confira todos os premiados da 13ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável:

Empreendedorismo Ambiental:

Mili Eco – Reciclagem de Fardamento Militar pela paz e sustentabilidade – Pessoa Física (Salvador – BA)     

Reutilização de Resíduos de Pedras Onamentais na fabricação de blocos de gesso sustentáveis – Graduação (Barbalha – CE)

Corredor Ecológico – Médio e Grande Porte (Rio Quente –GO)

Programas Nacionais de Coleta e Reciclagem – Micro e Pequeno Porte (São Paulo – SP)                     

Empreendedorismo Educacional:   

Jornada Exponencial – Micro e Pequeno Porte (Vila Velha – ES)

Programa Crescer – Graduação (Porto Alegre – RS)

Televisando – Médio Porte (Paranavaí – PR)

EMM Espaço Matemática Maker – Médio e Grande Porte (Cuiabá – MT)

Música é Esperança – Pessoa Física (Santo André – SP)

Vivência Digital e inclusão social, a vida online em Querência do Norte-PR  -Pós Graduação

Empreendedorismo Social:

Oficinas com jogos de tabuleiro modernos para idosos com depressão – Pós Graduação (Vila Velha – ES)

Construção de Casas Emergenciais com blocos celulares – Graduação (Pouso Alegre – MG)

Quero Colo – Médio e grande porte (Curitiba – PR)

Projeto Agentes de Proteção  – Médio Porte (Lins – SP)

Programa Impulso – Micro e pequeno porte (Curitiba – PR)

Good Truck Brasil – Pessoa Física (Curitiba – PR)

Empreendedorismo Econômico: 

InPakta – Graduação (Curitiba – PR)

Programa Avançar – Médio Porte (Cascavel – PR)

Bendita.Co Espaço de Desenvolvimento do Artífice (Curitiba – PR)                                                                                             

Prêmio especial:

Tampinha do Bem – Menção Honrosa (Curitiba – PR)

Projeto Acolhida – Menção Honrosa (Porto Alegre – RS)

Ler e Pensar – Menção Honrosa (Curitiba – PR)

Projeto Legado – Menção Honrosa (Curitiba – PR)