fbpx

“Aqui tem Farmácia Popular” em Vitória da Conquista: remédios para 90 dias

Além da disponibilização de medicamentos nas Farmácias da Família de Vitória da Conquista, as drogarias e farmácias que participam do Programa “Aqui tem Farmácia Popular” ampliaram, temporariamente, os prazos e quantidades de medicamentos distribuídos gratuitamente para algumas doenças crônicas, diabetes e hipertensão.

O Ministério da Saúde determinou a conduta por conta das medidas de proteção e enfrentamento do Novo Coronavírus (Covid-19), que visam reduzir a circulação de pessoas e evitar a exposição da população ao vírus.

Veja a lista de medicamentos disponibilizados pelo Programa “Aqui tem farmácia popular”.

A partir de agora, em um único atendimento, os pacientes poderão retirar a quantidade de medicamentos suficientes para 90 dias de tratamento, como forma de evitar que o usuário retorne à farmácia nesse período. “É importante que as pessoas saibam que estão disponíveis essas opções, verifiquem qual a farmácia mais próxima de casa e evitem se preocupar de estarem se deslocando e gerando aglomerações nas Farmácias da Família”, explica Halanna Ferraz, coordenadora de Assistência Farmacêutica.

Além disso, para aqueles pacientes que estão impedidos de ir pessoalmente à farmácia credenciada ou que são pacientes crônicos que estão incluídos no grupo de risco para Covid-19, o Programa também está permitindo que os usuários façam uma declaração, de próprio punho, autorizando outro representante legal para fazer a retirada dos medicamentos, conforme o modelo disponibilizado.

O procedimento padrão só autorizava a retirada dos medicamentos em quantidade suficiente apenas para o período de um mês de tratamento, o que leva o paciente a buscar a farmácia mensalmente. Além disso, só autorizava a retirada de medicamentos por outra pessoa mediamente a comprovação de representante legal com procuração reconhecida em cartório.

Para facilitar, a Coordenação de Assistência Farmacêutica disponibilizou a relação de farmácias e drogarias do município com cadastro ativo no site do Ministério da Saúde, com endereço e telefone de contato. Veja qual estabelecimento está mais próximo de sua residência, para retirada dos medicamentos. Dessa forma, estaremos reduzindo a circulação do vírus e a aglomeração de pessoas nas farmácias.

Confira:

Texto e imagem: Secom PMVC