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Como funciona a notificação de algum caso suspeito em Vitória da Conquista?

Texto e imagem: Secom PMVC

Diariamente, a equipe do Call Center da Secretaria Municipal de Saúde tem recebido, em média, 300 ligações para esclarecimento de dúvidas da população, além de captar casos suspeitos do Covid-19 no município e encaminhar para a equipe da Central de Monitoramento. Entenda como funciona as notificações em Vitória da Conquista:

Identificação e monitoramento – O fluxo de atendimento de um caso suspeito está sendo feito, primeiramente, com acolhimento do paciente sintomático que apresenta síndrome gripal, podendo ser classificada como leve, moderada ou grave.

“Sendo uma pessoa com suspeita de Covid-19 que apresenta quadro leve de sintomas e não está entre os grupos prioritários para indicação de coleta, de acordo com as definições do Estado – que são idosos, pessoas com comorbidades, gestantes e viajantes que retornaram de áreas de transmissão comunitária –, vai ser direcionada para a equipe de monitoramento que vai dar os devidos encaminhamentos e orientações necessárias para o isolamento domiciliar”, explica Amanda Maria Lima, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Após esse acolhimento inicial, feito por telefone, a equipe do Call Center encaminha os dados do paciente para a equipe de monitoramento que vai realizar o contato, entre 24 e 48 horas, para verificar o quadro de sintomas desse paciente para constatar se houve melhora ou piora de saúde.

A coordenadora ainda esclarece que: “caso o paciente esteja apresentando quadro moderado ou grave de sintomas, ele será acolhido e encaminhado para o serviço de referência mais próximo, hospital ou unidade de saúde”.

Coleta de exames – A Diretoria de Vigilância em Saúde tem cumprido os critérios de coleta de amostras para exame laboratorial definidos pelo Secretaria de Saúde do Estado, de acordo com a Nota Técnica COE nº 08 do dia 21 de março. Os critérios definidos são: pacientes com quadros graves e internados; viajantes que estiveram em áreas de transmissão comunitária sustentada nacional e internacional, mas priorizando pacientes que retornaram de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal; gestantes e profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos.

Resultados – Após a equipe do Lacen Municipal realizar a coleta dos pacientes notificados com suspeita de infecção pelo coronavírus, as amostras são enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Governo do Estado, em Salvador. Lá é feita a análise laboratorial das amostras, por meio de biologia molecular, para o diagnóstico para Covid-19. Além disso, também é responsável pelo envio dos kits para testes e pela atualização dos resultados, por meio do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

O que fazer em caso de suspeita? Os canais do Call Center estão abertos à população todos os dias, de 8h às 19h, para esclarecimento de dúvidas, informações e acolhimento de relatos de sinais ou sintomas suspeitos de Covid-19.

Contatos:

  • Telefones fixos: (77) 3429-7451/7434/7436
  • Celulares: (77) 98834-9988/9900/9977/9911