fbpx

FEBRABAN informa novo horário de funcionamento das agências bancárias

Imagem Sindicato dos Bancários

Por meio de nota, entidade orientou que usuários evitem deslocar-se para as agências bancárias

A Federação Brasileira dos Bancos – FEBRABN informou que os bancos manterão as agências abertas em horários diferenciados, nos próximos dias, pelo período mínimo das 10 horas às 14 horas. A Febraban emitiu nota onde, acompanhada pelos bancos, recomenda a seus clientes e usuários do setor bancário que atendam às orientações das autoridades sanitárias, evitando deslocar-se para as agências bancárias e dando preferência para usar produtos e serviços dos bancos pelos canais digitais destinados à população.

Por meio do celular e internet, os usuários podem fazer, com segurança, agendamento e pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, contratação de serviços e empréstimos, entre outros serviços. Nos aplicativos e internet banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento.

“Em caso de urgência e necessidade, a rede de autoatendimento (ATMs), com seus 170 mil terminais espalhados em todo o País, também está à disposição da população para saques e depósitos. Para proteger os clientes, foi intensificada a higienização desses terminais”, diz a nota.

Quarenta e cinco municípios suspendem o atendimento presencial nas agências

Após cobrança do movimento sindical, 45 municípios baianos determinaram a suspensão do atendimento presencial nas agências bancárias. A medida é fundamental para evitar a aglomeração de pessoas em filas, que continuam se formando mesmo após as medidas tomadas pelos bancos.

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região encaminhou oficio ao prefeito Herzem Gusmão, na última segunda (23), solicitando a proibição do atendimento presencial. Como a Prefeitura não se posicionou ainda, As agencias de Vitória da Conquista seguem sugestões da FEBRABAN mantendo o expediente reduzido.

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe também encaminhou ao governador do Estado Rui Costa um documento solicitando medidas que evitem a aglutinação de pessoas nas unidades.

“Após as pressões de diversos sindicatos da Bahia, muitas prefeituras estão proibindo a presença das pessoas dentro das agências bancárias. Isso é muito importante dentro desse cenário de risco de alastramento das contaminações. Apesar desses avanços, os prefeitos das maiores cidades da Bahia precisam ter a coragem de se posicionar pela defesa da saúde e da vida da população e dos bancários e exercer o poder de polícia que compete ao executivo municipal e determinar a proibição da permanência dos clientes dentro das agências”, afirma Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.

Confira a lista das cidades que suspenderam o atendimento presencial:

América Dourada, Barra do Mendes, Barra, Barreiras, Barro Alto,  Caen, Cafarnaum, Camaca, Camamu, Canarana, Canavieiras, Capim Grosso, Central, Cidade de Propriá, Ibicaraí, Ibipeba, Ibititá, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Itacaré, Itaguaçu da Bahia, Itajuipe, Jacobina, João Dourado, Juazeiro, Jussara, Lapão, Luis Eduardo Magalhães, Mairi, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Pindobaçu, Piritiba, Porto Seguro, Presidente Dutra, Quaraci, São Desidério. São Gabriel, Saúde, Ubaitaba, Uibaí, Uma e Xique-Xique,