fbpx

Plataforma cadastra pessoas e projetos de atuação contra coronavírus: voluntários

Imagem e texto: Agecom BA


A plataforma digital ‘Bahia. Estado Voluntário’, lançada pelo Governo do Estado no segundo semestre de 2019 para conectar projetos e voluntários, está disponível para cadastrar instituições que precisem de apoio no enfrentamento ao novo coronavírus e pessoas que tenham disponibilidade em contribuir com sua comunidade através do trabalho voluntário.

Duas iniciativas destinadas à pandemia da Covid-19 já estão disponíveis no site www.estadovoluntario.ba.gov.br . O programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), iniciou uma campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal para pessoas que estão em situação de rua – público prioritário do programa. 

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) também cadastrou na plataforma o “projeto de assistência à saúde de pacientes de coronavírus de baixa renda”, com 230 vagas para médicos, nutricionistas, estudantes de medicina, psicólogos, assistentes sociais graduados e estudantes, profissionais e estudantes de enfermagem, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, entre outros serviços.

Como funciona

Para participar, órgãos e entidades sem fins lucrativos e voluntários devem preencher cadastros específicos no site www.estadovoluntario.ba.gov.br . No caso das entidades, é necessário apontar itens como o CNPJ e a razão social. Já pessoas físicas que queiram realizar a atividade devem indicar os dias e horários disponíveis, além das áreas de atuação nas quais têm interesse em participar.

Ainda existe a possibilidade dos candidatos receberem convites para participar de projetos adequados ao seu perfil. Caso aceite, o candidato aguardará a aprovação do gestor do projeto, que também deve monitorar e avaliar o desempenho dos voluntários, a fim de validar o certificado de participação ao final do trabalho.

A plataforma ‘Bahia. Estado Voluntário’ foi desenvolvida pelas Secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Administração (Saeb). Atualmente, existem mais de 80 projetos e ações, 26 campanhas e doações e mais de 1.290 voluntários cadastrados no portal.

Doações

Para pessoas físicas e jurídicas que querem ajudar através de doações, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), publicou um edital para recebimento de bens e valores pecuniários pela Administração Pública Estadual. O edital está disponível no link http://www.saude.ba.gov.br/2020/03/25/governo-da-bahia-publica-edital-para-recebimento-de-doacoes/.