fbpx

TV Sudoeste: 3 décadas de informação, entretenimento e integração da região

Imagem Rede Bahia

O Brasil e o mundo vivem um momento dramático com o surgimento do Coronavírus, o que tem mudado o comportamento das pessoas, seja na vida familiar ou profissional. A TV Sudoeste vem acompanhando a situação em nossa área de cobertura e, através dos seus jornais, mostrando a realidade atual e as mudanças provocadas pelo vírus. São reportagens e entradas ao vivo com o objetivo, como sempre, de prestar serviço à população, principalmente ouvindo especialistas e autoridades e trazendo informações completas e esclarecedoras. Esse papel é exercido há 30 anos.

Em 31 de março de 1990 a TV Sudoeste era inaugurada, em Vitória da Conquista. Emissora da Rede Bahia, afiliada à Rede Globo, a TV Sudoeste foi um divisor de águas na região, num alcance de mais de 1 milhão e 900 mil telespectadores potenciais de 84 municípios, não só do Sudoeste Baiano, mas também de partes do Sul e Oeste do estado. Aos poucos a emissora foi se identificando com as tradições culturais, esportivas, agrícolas, comerciais, seu principal objetivo ao ser idealizada e ao ter virado realidade.

Ao longo de 30 anos, a emissora se tornou a principal voz da toda uma região. Na cultura, por exemplo, a TV Sudoeste passou a defender e representar a força de nomes como Anísio Teixeira na educação, Glauber Rocha no cinema, Elomar no cancioneiro e Gilberto Gil e Moraes Moreira na música popular, entre outros.

Vitória da Conquista, sede da emissora, é a terceira cidade da Bahia em população com mais de 360 mil habitantes, uma gente que veio de várias partes do estado e do país, formando um mosaico de investimentos e crescimento. A TV Sudoeste acompanha esse desenvolvimento apoiando setores da educação, saúde, comércio, indústria, construção civil e agronegócio. Mas esse apoio vai mais longe e se amplia para outros municípios da sua área de cobertura, municípios de grande importância como Jequié, Guanambi, Itapetinga, Caetité, Brumado, Rio de Contas, presente em 84 municípios.

Desde abril de 2014 o sinal da TV Sudoeste é digital. O que já era bom, ficou ainda melhor, mais qualidade de imagem e de som. É com toda essa qualidade que a TV Sudoeste fomenta uma série de projetos que contribuem para o resgate dos valores da comunidade, bem como dignifica e redescobre as manifestações culturais, os costumes e a tradição do seu povo. Dentre eles, nestes 30 anos de história se destacam: Duetos, Pôr do Sol, Toque Brasileiro, Lápis na Mão, São João nos Bairros, Festival de Inverno Bahia, Verão Light, Cultura Itinerante, Sinal Verde, além de campanha institucionais com objetivo de conscientizar a população de seus direitos e deveres, como: Sua atitude transforma (trânsito, dengue), doação de sangue, doação de órgãos, prevenção ao câncer.

Nesses 30 anos o Jornalismo da TV Sudoeste se pautou em assuntos de interesse comunitário, tornando a emissora líder absoluta de audiência.

Em 2018 a TV Sudoeste recebeu da Rede Globo uma premiação por ter sido a emissora afiliada do Brasil com maior audiência em todo o país. Isso se tornou possível graças à identificação da comunidade com a seriedade e o compromisso ético e de credibilidade que a TV Sudoeste leva para Mais de 1 milhão e 900 mil telespectadores potenciais de 84 municípios. Texto: Janaina Guimarães.