fbpx

Auxilio Emergencial: não é preciso ir ao banco para movimentar valores

Foto: Marcello Casal JR/Agência Brasil

Aplicativo Caixa Tem resolve pelo celular

Para movimentar os recursos do Auxílio Emergencial do Governo Federal durante esse momento da pandemia do coronavírus, e que são creditados na Poupança Digital CAIXA, não é preciso ir até uma agência bancária. Com o aplicativo CAIXA Tem, a pessoa pode fazer diversas operações sem sair de casa. De acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, estão sendo utilizados dois aplicativos que se completam, sendo que cada um tem uma função diferente. O Caixa Auxílio Emergencial, onde a pessoa faz o cadastro e, depois, o Caixa Tem, para receber o dinheiro e realizar transações.

“O pagamento não é feito pelo aplicativo de cadastramento. Ele é feito por esse segundo aplicativo chamado Caixa Tem. Então a confusão que existe hoje é justamente essa, Porque dois aplicativos? Porque em um aplicativo nós recebemos os dados das pessoas. No segundo aplicativo nós realizamos [os pagamentos] e as pessoas vão realizar os pagamentos, transferências e etc.”

De acordo com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, a Poupança Digital Caixa é gratuita e aberta automaticamente após o cadastro ser aprovado. Com essa conta é possível pagar qualquer conta, além de realizar outros tipos de transações bancárias. 

“As transferências são ilimitadas entre as contas Caixas. Tem três transferências absolutamente gratuitas para outros bancos, e porque isso é importante de ser citado? Porque a pessoa tem a poupança na Caixa, que foi aberta pela definição legal e essa pessoa pode transferir para a conta de um familiar, de um amigo em outro banco para que possa sacar ou pagar algo que seja mais prático. Saques em espécie são no aplicativo Caixa Tem, que é disponível após o crédito”.  

Para baixar o aplicativo Caixa Tem, basta acessar a play store no seu celular e digitar o nome do aplicativo. É importante ter cuidado, pois existe apenas um aplicativo oficial. Depois basta inserir seu CPF e o código que você recebeu por SMS. Para mais informações acesse caixanoticias.caixa.gov.br/

E, para mais informações sobre a Covid-19, acesse coronavirus.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada, Brasil.