fbpx

Governador Rui Costa recomenda que todos usem máscara ao sair de casa

Imagem e texto Agecom Bahia

O governador Rui Costa e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destacam a importância do uso de máscaras para sair de casa, como forma efetiva de prevenção à transmissão do novo coronavírus (Covid-19).

Quem não encontrar o produto para comprar nas farmácias ou casas especializadas pode confeccionar a própria máscara, em casa, seguindo as instruções presentes em vídeo no site da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom).

No vídeo, estão contidas informações de segurança sobre a forma correta de se utilizar a máscara artesanal. 
Segundo o governador, detentos de presídios baianos já produziram mais de 10 mil máscaras, que serão distribuídas gratuitamente e utilizadas em serviços essenciais, como a segurança pública.


“Fica a nossa sugestão, o nosso pedido. Que os empresários comprem máscaras e entreguem para todos os seus atendentes. Fica a recomendação para todos os supermercados, grandes ou pequenos, que estão abertos”, disse Rui. “Os bancos, por exemplo, podem e devem disponibilizar máscaras para todos que entrarem nos estabelecimentos. Fica também a nossa solicitação para que as empresas públicas e privadas tomem as medidas de segurança”, sugeriu o governador.


Rui destacou ainda que produzir as próprias máscaras não é difícil, e as pessoas podem seguir as instruções presentes no site da Secretaria da Saúde (Sesab). “Quando eu estou falando aqui, às vezes, a gente não vê, mas a gente expele gotículas de saliva que vão a até dois metros de distância. Então, se eu uso a máscara, essa gotícula já não sai e não contamina quem está na minha frente”, explicou.

Outra vantagem das máscaras feitas em casa é que podem ser reutilizadas. “Após usar, tire a máscara, coloque de molho com água e bastante sabão, e lave bem as mãos”, ressaltou.

O secretário Fábio Vilas-Boas destacou que, nos hospitais, a função da máscara é proteger o campo cirúrgico. “Quem está usando a máscara está evitando emitir gotículas e secreção respiratória no próximo e, se o próximo também estiver de máscara, ele também está te protegendo”.

Outro exemplo são os transportes públicos. “Se você está de máscara, no metrô, ou no ônibus, e outra pessoa tosse, você tem pelo menos 50% a mais de garantia, com o nariz e a boca protegidos. Quem usa lentes de contato, é melhor optar por óculos para proteger os olhos”.

Repórter: Raul Rodrigues