fbpx

Em Vitória da Conquista empresas não essenciais permanecem fechadas

Uso de máscaras continua obrigatório

Emissão, venda e controle de cartões eletrônicos e créditos tarifários para usuários do Sistema de Transporte Coletivo Urbano passam a ser considerados serviços essenciais e voltam a funcionar nesta segunda-feira (18)

O Prefeito Herzem Gusmão assinou nesta tarde (17) o Decreto 20.303 que mantém proibido o atendimento presencial do comércio e serviços não essenciais de Vitória da Conquista. A renovação das medidas preventivas tem validade por mais sete dias a partir da data da publicação no Diário Oficial do Município e é necessária, uma vez que Vitória da Conquista está apresentando aumento no número de casos confirmados de coronavírus.

A Prefeitura já fez a contratação de 30 leitos junto ao Hospital São Vicente de Paulo e também montou uma importante estrutura de atendimento exclusivo a pacientes de Covid-19, com a criação do Centro de Atenção Municipal. Junto às medidas da Prefeitura, o Governo do Estado fez a contratação de leitos privados em outros hospitais, que têm recebido pacientes também de outros municípios da Bahia, especialmente do Sul do Estado. Dessa forma, é importante garantir o controle do número de pacientes com a doença ativa ao mesmo tempo para não sobrecarregar o serviço de saúde. E, já está provado, cientificamente, que o isolamento social é a medida preventiva mais eficaz.

Os estabelecimentos considerados de natureza essencial estão autorizados a funcionar desde que atendam às medidas de segurança, como uso de máscaras por funcionários e clientes, disponibilização de álcool em gel e reforço da higienização das instalações físicas.

Vale a pena lembrar que Vitória da Conquista tem hoje 74 casos confirmados de infectados pelo Covid-19. Atenção porque eles estão distribuídos nos seguintes bairros: Centro (8), Recreio (3), Candeias (8), São Vicente (1), Brasil (7), Urbis VI (3), Alto Maron (3), Lagoa das Flores (9), Sumaré (1), Boa vista (3), Primavera (1), Campinhos/Loteamento Jatobá (1), Vila América (1), Patagônia (1), Guarani (2), Santa Cruz (1), Cidade maravilhosa (1), Morada dos Pássaros (1), Petrópolis (1), Kadija (1), Cruzeiro (1), Pedrinhas (1), Vila Serrana (1), Jurema (1) e Bela Vista (1).

Aguardando coleta de material são 109 pacientes, 50 outros aguardam resultados de exames já realizados, 40 pacientes foram curados e tivemos 4 óbitos. 730 exames foram descartados. Esse é o balanço dos 963 casos notificados pela Secretaria Municipal da Saúde, até as 17 horas desse sábado, 16.

A Prefeitura Municipal tem intensificado as fiscalizações, mas é importante reforçar que a consciência individual é um importante aliado nessa luta. Não saia de casa! Se precisar sair, use máscara! Texto e imagem: Secom PMVC.