fbpx

Estoques de sangue estão baixos e as doações não podem parar

Imagem: Fiocruz

Com a pandemia do Coronavírus – e o isolamento imposto como umas das principais medidas de prevenção recomendada pela Organização Mundial de Saude (OMS), os estoques dos bancos de sangue estão quase vazios. As doações de sangue  apresentaram considerável queda durante este período.

Muita gente deixou de doar sangue por causa do isolamento social e está sendo preciso traçar estratégias para chamar os doadores de volta, sem colocá-los em risco. Para minimizar a situação, os bancos de sangue estão intensificando campanhas para engajar novos doadores voluntários de sangue nas midias sociais. “Doar é o maior ato de amor e solidariedade neste momento, pois o sangue não se compra, e não se vende. E cada doação pode salvar até quatro vidas”, lembra a campanha.

A situação que já não estava boa antes mesmo da pandemia, sofreu queda ainda maior com a chegada do COVI-19. As doações costumam diminuir em períodos de férias, como foi em janeiro e fevereiro com os feriados prolongados, por conta das festas de final de ano e o Carnaval. O aumento dos casos de dengue, também colabora para o aumento da demanda por sangue, se somando aos pacientes em tratamento para tipos de câncer, por exemplo, que também demandam transfusões constantes.

É necessário conscientizar as pessoas sobre a necessidade de doar sangue, bem como sobre os cuidados para se evitar riscos ou outras contaminações.

Segurança

Os hospitais e hemocentros têm sido orientados para tomar todos os cuidados necessários para garantir a segurança dos doadores, incluindo a rigorosa assepsia dos ambientes, utilizando medidas de higienização e prevenção. As salas de espera das unidades, bem como as de coleta do sangue, estão sendo reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de um metro entre os doadores e a evitar a entrada de grupos. 

Cuidados

Embora até o momento não exista evidência de transmissão transfusional dos coronavírus / COVID 19, as autoridades de saúde tem recomendado algumas restrições como medidas de prevenção. Os candidatos que tiveram contato com pessoas infectadas são considerados inaptos a doar sangue pelo período de, no mínimo, 14 dias. Já aqueles que foram infectados pelo vírus, estão inaptos por 30 dias após completar a recuperação. Pessoas que apresentam resfriado comum estão aptos 30 dias após o término dos sintomas.

Como ajudar

Para ser doador, é preciso ter entre 18 e 60 anos, pesar no mínimo 50 quilos, ter boa saúde e não estar em jejum. Homens podem doar até 4 vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses; e mulheres até três vezes ao ano, com intervalo mínimo de três meses. Apesar da insegurança que a pandemia do coronavírus traz, é vital que as pessoas saudáveis doem sangue, pois a demanda é diária e crescente.

Em Vitória da Conquista, Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) funciona no Hospital Geral, conhecido como Hospital de Base.