fbpx

Em Conquista repartições fechadas nesta quinta-feira, 11, Corpus Christi

Imagem catholicus,org,br

A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que, devido ao feriado de Corpus Christi da próxima quinta-feira (11), não haverá expediente nas repartições públicas municipais, com exceção dos serviços essenciais de coleta de lixo, Samu 192 e do Hospital Esaú Matos.

Na sexta-feira (12), todas as atividades vão ser retomadas com expediente normal.

O comércio, entretanto, mantém o protocolo de abertura proposto pelo plano de reabertura da economia local.

A Celebração do Corpus Christi, é uma festa da Igreja Católica que lembra instituição da eucaristia e celebra o Corpo de Cristo. A data, que costuma movimentar paróquias na confecção de tapetes e procissões, neste ano vai receber adaptações para evitar a propagação do novo coronavírus.

Corpus Christi não é feriado nacional

O Corpus Christi, que esse ano será celebrado na próxima quinta-feira, dia 11, não é considerado feriado nacional, mas sim ponto facultativo, conforme determinação do Ministério do Planejamento. A decisão, renovada anualmente, foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) em dezembro, junto à relação dos demais feriados nacionais de 2020.

A recomendação da pasta é de que as datas sejam seguidas pelos órgãos da administração pública federal, sem que a prestação de serviços à população seja prejudicada. Portanto, cabe aos municípios e empregadores decidirem se aderem ou não ao feriado.