fbpx

Hemoba tem programação especial em junho de incentivo à doação de sangue

Junho vermelho

Para sensibilizar a população sobre a importância da doação regular de sangue, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Junho Vermelho, mês de incentivo à doação de sangue. Este ano, a hastag #JuntosSalvamosVidas foi adotada como slogan da campanha pelos hemocentros de todo o país. Na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), as ações de conscientização do Junho Vermelho começaram na terça-feira (2), no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), com a volta da unidade móvel de coleta (Hemóvel), que fica no estacionamento do hospital para atendimento dos doadores até esta sexta-feira (5).

Para os dias 8, 9, 10 e 12, já está programada a coleta de sangue dos moradores do condomínio Villa Privilege, na Vila Laura, em Salvador, sempre das 8h às 17h. A estratégia compõe o projeto ‘Hemoba em Casa’, que visa facilitar a participação dos doadores de sangue em isolamento social neste momento de pandemia.

No dia 11, feriado nacional de Corpus Christi, as unidades da Hemoba não funcionarão. Porém, às 10h, ocorrerá uma live musical com o cantor Del Feliz, com transmissão conjunta por meio do Instagram (@hemobaoficial e @delfelizofical). A live, que busca homenagear os doadores pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no domingo (14), terá a apresentação do artista Edd Bala que, além de alegrar a transmissão, apresentará informações relevantes sobre o processo da doação. Os atendimentos aos interessados em realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea retornarão na sexta-feira (12). Em Salvador, a coleta ocorre em horário especial no fim de semana, dias 13 e 14, das 7h30 às 12h30.

Mobilização pela vida

Um dos primeiros grupos a participar da campanha, a Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (Saeb) está mobilizando associados e familiares para abastecer os estoques de sangue da Fundação Hemoba durante o mês de junho. A Hemoba também segue, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com a campanha ‘Conectados pela Vida’, que pretende sensibilizar a comunidade interna e externa da universidade em todas as regiões do estado.

Outro segmento importante da sociedade, o Comando Conjunto Bahia, formado pela Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira, dá continuidade ao programa de doação de sangue permanentemente junto à Fundação Hemoba. Além dos militares, um grupo composto por aproximadamente 40 aprovados no concurso da Guarda Municipal de Salvador já agendou a doação de sangue, de forma sistematizada, na instituição. Há agendamentos também do grupo de voluntários Anjos Pela Vida e dos integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus.

Empresas privadas também estão se mobilizado pela causa da doação de sangue. A 99, empresa de mobilidade urbana, está oferecendo desconto em 500 corridas com destino a uma das unidades da Hemoba, situadas na capital. Segundo informações da 99, para ativar os descontos, basta incluir o código DOESANGUESSA no aplicativo, sendo para candidatos à doação de sangue na cidade de Salvador, válido para as categorias 99 Pop e 99Taxi até o dia 30 de junho. 

Já o aplicativo Cabify, em parceria como a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Itaú e Credicard, informa que está oferecendo, até o dia 16 de junho, corridas 100% pagas para doadores que forem até as unidades de coleta da Hemoba, em Salvador e Feira de Santana, sendo necessário para ativar o serviço no aplicativo, inserir o código DOECREDICARD. A Hemoba agradece a todos os segmentos da sociedade pelas iniciativas e orienta aos doadores que consultem as regras de participação junto a cada empresa responsável pela ação.