fbpx

Vitória da Conquista testa COVID quase 03 vezes mais que a média nacional

Testar para conhecer, conhecer para agir contra a Covid-19! Esses são alguns dos objetivos da Prefeitura na batalha contra o Coronavírus em Vitória da Conquista. Em quase dois meses, já foram realizados 12.881 testes, o que equivale a cerca de 3.810 testes realizados a cada 100 mil habitantes. O Brasil, segundo dados do site Worldometers, realiza 1.345 testes a cada 100 mil habitantes. Com esses números, Conquista vem realizando quase três vezes mais testes do que a média nacional. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os governos ampliem sua capacidade de testagem para diagnosticar e isolar o maior número possível de pessoas infectadas e tentamos seguir a orientação à risca. O foco é reduzir a subnotificação e ter dados mais próximos da realidade para auxiliar na tomada de decisões.

Como os profissionais de saúde estão sendo testados com regularidade, ou seja, mais de uma vez, o numero de testes é maior do que o de pessoas testadas: 11.049 pessoas, tanto pelo método de exame laboratorial RT-PCR, quanto por Testes Rápidos, ambos feitos pela rede municipal de saúde e também na rede privada.

O Ministério da Saúde enviou 11.580 testes rápidos. O plano de testagem – discutido e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde – vem sendo cumprido e inclui grupos prioritários:

1. Pacientes com quadro clínico-epidemiológico compatível com Covid-19;
2. Profissionais de segurança pública e de saúde em atividade, independente de sintomas;
3. Contato domiciliar de profissional de saúde ou de segurança pública em atividade, independente dos sintomas;
4. Pessoas com 60 anos ou mais, sintomáticos ou não, residentes em instituições de longa permanência de idosos, ou portadores de comorbidades de risco para complicação de Covid-19.

Com os testes adquiridos pelo município foram testados profissionais de saúde, da segurança pública, servidores da Prefeitura que atuam na linha de frente de atendimento ao público, fiscalização e orientação. Idosos e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência também foram testados, assim como pacientes notificados com suspeita de Síndrome Gripal/Covid-19 e pessoas em situação de rua que estão nos abrigos provisórios.

Texto e imagens: Secom PMVC

A Prefeitura tem adotado estratégias como drive thru para atender ao maior número de pessoas, no menor tempo e sem aglomerações.

E a testagem vai continuar em ritmo intensificado! Outros 10 mil testes rápidos já estão em processo de compra. Serão testados motoristas e cobradores do ônibus, bancários, operadores de caixa de supermercados, atendentes do comércio, pessoas em situação de rua e pacientes doentes crônicos (hipertensos, diabéticos, incluindo insulinodependentes).

De acordo com o farmacêutico Pablo Maciel, coordenador dos Testes Rápidos no Município, a testagem em massa dos assintomáticos poderá elevar o número de casos da Covid-19 no município, isso porque permite “identificar pessoas que não apresentaram sintomas ou apresentaram de maneira discreta e não procuraram uma Unidade de Saúde no período da infecção. Entretanto, esses dados são de extrema importância para auxiliar na avaliação do perfil epidemiológico da população, bem como no planejamento das ações para prevenção e combate ao novo coronavírus, permitindo conhecer melhor os números da Covid-19 no município e traçar ações para garantir a saúde da população”, finaliza.